Um posto de comando do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) será instalado no município de Barreiras e permitirá maior agilidade nas ações de combate a incêndios, comuns no Oeste do estado. A escolha do município foi feita a partir de análises que mostraram a localização estratégica para a concentração das informações e, principalmente, para o deslocamento dos bombeiros, equipamentos e suprimentos para atendimento às situações de emergência na região.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
“Já temos uma expertise nesses atendimentos, e Barreiras é uma cidade com localização privilegiada para que nossos bombeiros consigam chegar aos locais com maior facilidade. Os incêndios florestais podem acontecer em áreas íngremes e de difícil acesso, por isso a escolha de Barreiras”,
explica o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini.
O novo posto de comando não vai apenas concentrar as informações das ocorrências relacionadas a incêndios florestais, mas também terá outras atribuições. Isso proporcionará mais facilidade na troca de informações entre as unidades do próprio Corpo de Bombeiros e outros órgãos estaduais envolvidos no atendimento das ocorrências.
A interiorização das unidades da corporação faz parte da política de ampliação e aprimoramento dos serviços prestados, em diferentes áreas, à população baiana. As mudanças integram o conjunto de projetos de lei de modernização da segurança pública enviado pelo Governo, e já aprovado na Assembleia Legislativa.
Com a reestruturação promovida, o 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) em Barreiras, passa a ter a 1ª Companhia de Bombeiros Militar (1ª CBM) e a 2ª Companhia de Bombeiros Militar (2ª CBM), que atende Luís Eduardo Magalhães, também no Oeste da Bahia