Barreiras tem postos de saúde fechados após saída de médicos cubanos; Várias cidades do oeste estão tendo dificuldades no atendimento na Atenção Básica

com informações do G1/Bahia e Bahia Notícias

Dez cidades do interior baiano, com menos de 40 mil habitantes, ficarão sem nenhum médico na atenção básica. Nestas cidades, apenas médicos cubanos atendiam na especialidade.

Só Correntina, no extremo oeste, perderá oito profissionais. Formosa do Rio Preto, perdeu quatro médicos. Riachão das Neves três profissionais. Estas cidades não dependiam necessariamente dos médicos cubanos. Os pacientes continuam tendo atendimento.

Em Barreiras, também no Oeste, oito postos de saúde,  onde apenas médicos cubanos trabalhavam, suspenderam o atendimento à população, nesta semana, após a saída dos profissionais.

Uma das unidades de Barreiras que suspenderam o atendimento foi o posto de saúde Clara Cecília, que fica localizado no bairro Vila Rica, em Barreias, no oeste da Bahia. O único cubano que trabalhava no local foi dispensado na terça-feira (20).

Na unidade de saúde, um cartaz foi colocado com a seguinte mensagem: “A partir de hoje, não terá mais atendimento médico e isso é por tempo indeterminado”.

Placa avisa sobre suspensão de atendimento em posto de Barreiras — Foto: Reprodução/TV Oeste

 

 

 

No posto de saúde Antônio Lúcio Peixoto, que fica na Vila Rica, também não há mais atendimento desde a segunda-feira (19). No local, atuava uma médica de Cuba, que também foi embora. Os moradores que dependem o posto de saúde dizem não saber o que fazer.

 

“Tenho um exame para mostrar, tenho cirurgia para marcar. E está difícil para marcar. Você não imagina o tanto de exame que a gente deixa aqui e demora, e demora para marcar. Já tem mais de 3 meses. E agora sem médico. A gente vai fazer o quê?”, questiona a dona de casa Lusinete da Silva.

Posto de saúde Clara Cecília, em Barreiras — Foto: Reprodução/TV Oeste

 

 

A Secretaria de Saúde de Barreiras informou que, com a saída dos cubanos e a suspensão dos atendimentos nos postos, a população será redirecionada para outras 18 unidades de saúde do município.

Comentários (0)
Adicionar Comentário