Boatos sobre ataques deixam pais assustados em Formosa do Rio Preto

Boatos de ataques a escolas surgidas nas redes sociais nos últimos dias, tem deixado pais e estudantes de Formosa do Rio Preto, na Bahia, na Bahia, apreensivos e assustados. Professores contactados pelo Portal do Cerrado, relatam a situação de pais que não permitem que seus filhos frequentem as aulas e alunos amedrontados. Os boatos geram a sensação de insegurança nos moradores.

Uma imagem de policiamento de rotina, intensificada nos últimos dias, teve acrescentada uma frase, que indicava ameaça de ataques a Escola Municipal Joaquim Alexandre. A 86ª CIPM intensificou os trabalhos de prevenção em seus 4 municípios de atuação, diante dos alarmes dos últimos dias de que poderia haver ataques. (veja aqui)

O Portal do Cerrado também teve acesso a mensagem de uma mãe, pedindo a uma funcionária de outra escola, para informar aos professores, que a filha não iria comparecer, devido ao estado de pânico da aluna, dada às notícias de ameaças a escola onde ela estuda.

Ontem, tanto a Secretaria da Segurança Pública da Bahia como a Secretária da Educação da Bahia, reforçaram ações e protocolos para reprimir boatos a ataque em escolas.

Em 48 horas, pelo menos 15 adolescentes tinham sido apreendidos pela Polícia Civil da Bahia, por possível envolvimento em propagação de ameaça a ataques contra escolas. A situação coloca o estado sob alerta.

Contudo, nenhuma das ameaças foi concretizada. Em parte pela ação rápida da polícia baiana e em outra por ser pura propagação de conteúdo mentiroso, levando pânico a comunidade escolar.

Reunião emergencial

Na tarde de quarta-feira (12), autoridades municipais reuniram-se na sede da Secretaria Municipal da Educação. Como parte da ação, deverá ser criado um plano de ação de segurança nas escolas, segundo a Secretaria Municipal da Educação, Marinélia Rocha.

A elaboração do plano acontece na tarde quita-feira (13), às 15h, no escritório da CDL, em um prédio ao lado do Banco do Brasil. O delegado Drº Arnaldo Monte, deve-se posicionar logo mais através de vídeo, para tranquilizar a população e dizer que as polícias estão atentas as movimentações que causam pavor.

É importante que a população fique atenta e não compartilhe mensagens, e as chamadas fake news, sejam encaminhadas a polícia, para investigação, através do disque denúncia. A pessoa pode, ainda, encaminhar informações sobre ameaças através do site do Ministério da Justiça.

Entre as autoridades presentes na reunião, estavam o juiz Dr.º Edson Campos, Major Diz Pazos, comandante da Rondesp, o presidente do Conselho de Segurança, Gerson Bonfantti, Drº Carlos Monte, delegado de Polícia Civil, entre outros participantes.

Foto: Divulgação: Prefeitura de Formosa do Rio Preto
cidadeDestaqueNotícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário