Governo divulga calendário do Bolsa Família do mês de maio - Foto: Agência Brasil
O Governo Federal divulgou o calendário de pagamento do Bolsa Família para o mês de maio. De acordo com a Caixa Ecônomica, o benefício de maio começa a ser pago nesta segunda-feira (19). Nesta data, recebem os beneficiários com o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Ao todo, cerca de 20,4 milhões de famílias terão acesso ao benefício este mês, conforme aponta a Agência Brasil.
Além dos pagamentos regulares, municípios de sete estados em situação de emergência ou calamidade pública também recebem a parcela nesta segunda, independentemente do NIS. As localidades afetadas, a princípio, estão nos seguintes estados:
O valor mínimo do Bolsa Família maio é de R$ 600. Contudo, o programa prevê três benefícios adicionais:
Os acréscimos seguem a política de composição familiar do programa, garantindo maior proteção a famílias com crianças e gestantes.
Cerca de 3 milhões de famílias permanecem na chamada regra de proteção, em vigor desde junho de 2023. A medida permite que famílias que aumentaram a renda — por exemplo, com a conquista de um emprego — continuem recebendo 50% do benefício original por até dois anos, desde que a renda per capita não ultrapasse meio salário mínimo.
Contudo, a partir de junho, esse período será reduzido para um ano. A mudança vale apenas para novos beneficiários. Quem já está na regra de transição até maio segue com os dois anos de direito ao valor parcial.
As famílias podem consultar valores, datas de pagamento e composição das parcelas por meio do aplicativo Caixa Tem, utilizado para gerenciar a conta poupança digital.
Desde 2023, o desconto do Seguro Defeso não estar mais sendo aplicado aos beneficiários do Bolsa Família. A exclusão está prevista na Lei 14.601/2023, que restabeleceu o modelo tradicional do programa. O Seguro Defeso é pago a pescadores artesanais que ficam impedidos de atuar durante o período da piracema.
O calendário de pagamentos do Bolsa Família para maio de 2025 inicia em 19 de maio, começando com beneficiários de NIS final 1, e se estende até 30 de maio para NIS final 0. Conforme aponta o jornal O Globo, os valores mínimos são de R$ 600 por família, com acréscimos para gestantes e crianças.
De acordo com a Caixa, a partir de hoje, segunda-feira, dia 19, os beneficiários do Bolsa Família vão começar a receber as parcelas de maio. Os pagamentos seguem até o dia 30, a depender do último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Siga o Portal do Cerrado no Google Notícias
Sucesso é a palavra que define a avaliação dos organizadores sobre a AgroFormosa, que encerrou…
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto, o advogado Hélio…
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou, na noite de quinta-feira…
O fenômeno denominado de "Lua cheia do veado" poderá ser visto em todo Brasil, nesta…
A morte após parto em Corrente, no Sul do Piauí, está sendo investigada pela Polícia…
Uma ultrapassagem proibida quase resultou em tragédia na BR-414, em Goiás, no final de abril.…
This website uses cookies.