O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou na tarde desta quarta-feira (30) no Sul do Piauí, para inaugurar o serviço 5G na Fazenda Ypê no município de Baixa Grande do Ribeiro no Sul.
A fazenda na região do cerrado piauiense, foi escolhida pelo governo federal para a implantação da tecnologia 5G na agricultura brasileira. O local será o primeiro de 20 pontos pilotos no meio rural que prevê 44 mil antenas até 2029.
A cerimônia, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ministros Ciro Nogueira da Casa Civil, Fabio Faria das Comunicações, João Roma, ministro da Cidadania e Roberto Marinho do Desenvolvimento Regional, iniciou com uma hora e meia de atraso da previsão inicial, que era às 14h.
Bolsonaro desembarcou em São Raimundo Nonato e seguiu de helicóptero para Baixa Grande do Ribeiro. O município é o maior produtor de grãos do estado e a expectativa é de que a nova tecnologia possibilite um crescimento de 20% ao setor produtivo.
O sinal de telefonia 5G dá ao produtor acesso à internet em todo o campo. Atualmente este acesso se dá apenas na sede da fazenda com os sinais de internet que são via rádio. Na agricultura, já existem máquinas colhedoras robotizadas que se utilizam de sensores para coletar dados técnicos da produção e com a nova tecnologia vai dá mais autonomia.
O Ricardo Faria, proprietário da fazenda, disse que a nova tecnologia vai ajudar a tocar as fazendas com eficiência energética, combustível e etc. “Só é possível com o agro digital”, informou.
Qual o nome do proprietário da da Fazenda?
Ariones, o nome dele está no final do texto.