O presidente Jair Bolsonaro desembarcou por volta das 08h50 desta sexta-feira (11) no Aeroporto Dom Ricardo Weberberger em Barreiras de onde pegou um helicóptero com destino a São Desidério e assinou o termo de compromisso e parceria entre a Construtora Engenharia, Construções e Ferrovias S/A Valec e o Exército Brasileiro, para construção de um trecho de 18 km da ferrovia de Integração Oeste Leste FIOL.
Segundo o G1 Bahia, a extensão da ferrovia que será construída a partir do termo de execução assinado pelo presidente corresponde a cerca de 0,8% do trecho baiano da FIOL que, quando for concluído, vai ter 1.500 km de extensão entre Barreiras, no oeste baiano, e o Porto Sul, em Ilhéus. Esse trecho será no lote 6, que fica próximo à cidade de Correntina.
Com prazo de 24 meses e investimentos na ordem de R$ 155 milhões, a obra vai usar cerca de 300 militares e civis para trabalhar nas obras de infraestrutura e da superestrutura da ferrovia.
Ainda no aeroporto de Barreiras, o presidente recebeu o policial militar Sd João de Mansidão e o ex-combatente de guerra Eurypedes Lacerda Pamplona, o único barreirense homem a combater na Segunda Guerra Mundial , e que hoje conta 101 anos de idade.
Em toda a história republicana, apenas dois presidentes foram a Barreiras. Foram eles, Eurico Dutra, em 1946, e Dilma Roussef, em 2015. Vale ressaltar que Getúlio Vargas e Fernando Collor também compareceram, mas em campanha eleitoral.
Com G1 e colaboração do Sd. João