A Romaria do Bom Jesus da Lapa, na cidade baiana do mesmo nome, foi reconhecida neste domingo (6) como Patrimônio Imaterial da Bahia. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, oficializou o reconhecimento do registro especial, na manhã deste domingo (6). A medida foi tomada na missa festiva que celebrou os 332 anos do evento religioso.
As celebrações começaram na manhã de sexta-feira (4) e conforme o G1, a estimativa é de que reúna 600 mil pessoas e movimente cerca de R$ 1 milhão na economia local até terça-feira (8).
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Além de Jerônimo Rodrigues, estiveram presentes o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a diretora do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Luciana Mandelli, além do prefeito da cidade, Fábio Nunes, do reitor do Santuário Padre, João Batista e o deputado estadual Eures Ribeiro.
Desde 2017, o IPAC realizava estudos e a composição de um dossiê sobre a importância e a salvaguarda da Romaria de Bom Jesus da Lapa.
O documento defende a relevância da Romaria como uma manifestação de cunho religioso católico, com marcas do catolicismo popular, refletindo a fé e religiosidade preservada e salvaguardada com traços culturais singulares.