Brasil confirma primeiro caso da varíola dos macacos

O Brasil confirmou nesta quarta-feira (8) o primeiro caso da Varíola dos Macacos. O paciente, um homem de 41 anos que viajou a Espanha está em isolamento no Hospital Emílio Ribas na capital paulista. Também em São Paulo uma mulher de 26 anos segue hospitalizada, suspeita de ter contraído a doença

Segundo a Agência Brasil, o Ministério da Saúde monitora oito casos suspeitos. O caso do paciente no Ceará foi descartado. Entre os demais casos suspeitos, cinco são do sexo masculino com idades entre 15 e 51 anos três do feminino entre 25 e 27 anos.

Sintomas e transmissão

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Histórico

A varíola dos macacos foi descoberta pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos mantidos para pesquisa. O primeiro caso humano dessa variante foi registrado em 1970 no Congo. Posteriormente, foi relatada em humanos em outros países da África Central e Ocidental.

A varíola dos macacos ressurgiu na Nigéria em 2017, após mais de 40 anos sem casos relatados. Desde então, houve mais de 450 casos relatados no país africano. Entre 2018 e 2021, foram relatados sete casos de varíola dos macacos no Reino Unido, principalmente em pessoas com histórico de viagens para países endêmicos.

com Agência Brasil e G1

brasil
Comentários (0)
Adicionar Comentário