Os três casos primeiros casos infantis de varíola dos macacos foram confirmados em São Paulo durante esta semana. Todas as crianças são residentes na capital paulista, no entanto a Secretaria de Saúde do município não informou como ocorreram as infecções dos pequenos .
De acordo com nota, os três pacientes estão sendo monitorados pela vigilância epidemiológica e apresentam sintomas moderados.
Na quinta-feira (28) o Ministério da Saúde informou que havia 978 casos da doença no país, mas os números foram atualizados para 1.066 no último boletim. Com o aumento no número de casos, o país já começa a tratar a varíola dos macacos como surto. De acordo com a pasta, há registros da doença em 15 estados e no Distrito Federal.
Diante do aumento de casos de varíola dos macacos no país, começa a funcionar nesta sexta-feira (29) o Centro de Operação de Emergências (COE) criado pelo Ministério da Saúde. O principal objetivo da iniciativa é acompanhar a situação epidemiológica e elaborar um plano de vacinação contra a doença no país.