Foto: Wanderson Araújo
O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior exportador de algodão do mundo. A safra 2023/2024, com mais de 3,7 milhões de toneladas colhidas, elevou o país a essa posição histórica, oficialmente anunciada durante a 75ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados, realizada em Comandatuba, Bahia. A meta, inicialmente prevista para 2030, foi atingida graças ao trabalho contínuo de aprimoramento de processos, qualidade e sustentabilidade pelos produtores brasileiros.
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) celebrou a conquista, destacando que 60% da produção já foi comercializada. Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa, enfatizou que a liderança no fornecimento mundial da pluma é um marco histórico, mas não era uma meta em si, e que o sucesso se deve à melhoria constante dos processos e à eficiência.
Miguel Faus, presidente da Anea, relembrou que há duas décadas o Brasil era o segundo maior importador mundial. Ele atribui a guinada ao intenso trabalho, investimento em pesquisa e desenvolvimento, profissionalismo e união. A Abrapa também ressaltou a importância da interligação entre produtores e a indústria têxtil brasileira para o desempenho positivo.
A rede Sou de Algodão, criada pela Abrapa, envolve produtores de roupas, universidades de moda, pesquisadores e produtores de algodão, promovendo qualidade aos produtos finais. Cerca de 84% do algodão brasileiro possui certificações socioambientais. Além disso, a recuperação das exportações foi impulsionada pela maior demanda de países como Paquistão e Bangladesh, que enfrentaram dificuldades financeiras no ciclo anterior.
Os principais mercados do algodão brasileiro incluem China, Vietnã, Bangladesh, Turquia e Paquistão.
Acidente ocorreu no trecho da BR-101 em Mascote, na Bahia
Uma mulher morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida…
O Banco do Nordeste (BNB) participa a partir desta quinta-feira, 3, da Agroformosa 2025, em…
O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, faleceu na madrugada em um trágico acidente…
Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem…
Com uma programação com grandes nomes como Natanzinho Lima e Nattan, o último dia do…
This website uses cookies.