Queimadas chegam mais cedo em cidades da região oeste da Bahia — Foto: Reprodução/TV Oeste
O Oeste da Bahia normalmente enfrenta estiagem entre os meses de julho e outubro, mas em 2024, o calor e o tempo seco começou mais cedo, o que antecipou a incidência de incêndios florestais. Em junho, os bombeiros registraram somente em Luís Eduardo Magalhães, 40 ocorrências.
Conforme o Inpe, a Bahia registrou 305 focos de incêndios em junho, um aumento de 10% em relação à média histórica. O comandante da 2ª Companhia de Bombeiros, aspirante Denison Amaro, explicou que o calor contribui para o aumento dos incêndios.
“Somado a isso, nós temos também a diminuição da umidade relativa do ar. Então, essa união de fatores é propícia para diversos incêndios”, afirmou Amaro.
Municípios da região enfrentam altas temperaturas durante o dia e baixa umidade, agravando a situação.
Na terça-feira (25), o fogo destruiu uma vegetação nativa perto do Loteamento Luar do Oeste, em Luís Eduardo Magalhães. Com o vento forte, as chamas se alastraram rapidamente e atingiram uma fazenda de feno, mas foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e auxílio de máquinas da prefeitura.
Em Barreiras, na segunda-feira, queimadas ocorreram entre os bairros de Alphaville e Jardim Vitória. De acordo com informações do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), as chamas sugiram através da queima de pneus, e o fogo se alastrou para a mata. Apesar da grande quantidade de fumaça, os bombeiros controlaram o incêndio em poucas horas.
O Inmet emitiu alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar para as cidades como Formosa do Rio Preto, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Baianópolis. Veja aqui quais cidades estão sob alerta de baixa umidade.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou nesta quarta-feira (9) uma carta pública ao…
Durante patrulhamento ambiental no último domingo (6), policiais da CIPPA Lençóis resgataram 21 animais silvestres…
Operação policial em Correntina, no Oeste da Bahia, resultou na morte de um homem apontado…
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quarta-feira, 9, a lei que reduz o tempo…
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia, por meio da Secretaria Municipal de…
DJ Peixoto, natural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, sempre teve uma forte conexão…
This website uses cookies.