Bahia

Capacitação de gestores municipais marca segundo dia do V Feagri em Salvador

Com foco em temas sobre captação de recursos, gestão de políticas públicas e práticas sustentáveis, o segundo dia, 09, do V Encontro do Fórum Estadual de Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (Feagri) foi dedicado à qualificação técnica dos mais de 450 participantes. Promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), o Fórum tem mobilizado secretários, diretores e técnicos municipais em uma jornada de capacitações, troca de experiências e parecerias para o crescimento do setor.

O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, ressaltou que os pontos altos da programação, nesta quarta-feira (09), foram as palestras e cursos destinados aos gestores e modernização e a sustentabilidade da agropecuária em nosso estado. 

“Capacitar os gestores municipais é também investir diretamente na maior eficiência das políticas públicas que chegam ao campo. A Feagri não só potencializa a gestão municipal e as ferramentas necessárias para identificar e atrair investimentos, como também cria um ambiente favorável à competitividade e ao crescimento do setor produtivo”,

afirmou o gestor da Seagri.

O destaque do dia ficou por conta da apresentação realizada por Wilson Dias, representante do Banco Mundial. A atividade contou com 140 participantes e explorou a importância da atualização constante dos gestores sobre as formas de financiamento para as ações do setor: “As fontes de recursos são diversas, mas o acesso demanda organização, estruturação de processos e elaboração de projetos consistentes”, destacou Dias.

Entusiasta da temática, a secretária municipal da agricultura de Iaçu, Micherlane Freire, enfatizou a relevância da capacitação: “A explanação de Wilson foi excelente. Muitos municípios estão em fase inicial da gestão e precisam se estruturar, formar equipes técnicas para planejar as ações e, assim, ter a oportunidade de obter recursos. Iniciativas como esta têm gerado renda e aumentado a produtividade. Este minicurso é um pontapé inicial para os gestores darem o primeiro passo nesse processo”.

Paralelamente, foram oferecidas outras sete capacitações, abordando temas variados e fundamentais para o desenvolvimento agropecuário: Gestão e Política Pública, Indicação Geográfica – IG e Marcas Coletivas, transição energética, Política Nacional de Crédito Fundiário, assistência técnica rural e segurança alimentar. 

Entre as capacitações, o minicurso “Camarão e Peixe como Alternativa de Renda”, apresentado por Júnior Sanches, da Bahia Pesca, despertou grande interesse. 

Maria Cedraz, representante de Cruz das Almas, comentou: “Nosso município ainda não possui iniciativas em aquicultura. A palestra foi muito esclarecedora e nos mostrou o grande potencial para geração de renda. Com estas informações, vamos identificar os produtores rurais interessados e aprofundar essa discussão em prol da aquicultura”.

Outro destaque ficou por conta do tema “Tecnologias do Plano ABC+”, ministrado por Paulo Sérgio Ramos, da empresa Perene. A capacitação abordou as práticas sustentáveis promovidas pelo Plano ABC+, lançado pela Seagri, que visa a redução das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária e a promoção de tecnologias de baixo carbono. 

Defesa Agropecuária

Considerando que há muitos gestores novos, entre prefeitos e secretários de agricultura, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) preparou um treinamento para esse público, com esclarecimentos sobre os serviços de inspeção de produtos de origem agropecuária e a importância de tê-los a nível municipal. 

“Nosso intuito é mostrar a importância, a necessidade da estruturação e adequação dos serviços a nível local, o trabalho que precisa ser feito junto às indústrias, cadastrando-as, para que sejam registradas oficialmente no serviço oficial”, explica o diretor de Inspeção da Adab, José Ramos, que ministrou o minicurso.

Programação – O terceiro e último dia do V Feagri, nesta quinta (10), reserva uma programação igualmente rica e diversificada. Os gestores poderão participar de plenárias sobre políticas públicas para o desenvolvimento agropecuário, crédito rural e discussões sobre os desafios e as oportunidades do setor.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Caravana Bahia Sem Fogo chega a Formosa do Rio Preto

Caravana Bahia Sem Fogo esteve nesta segunda-feira (14) em Formosa do Rio Preto, levando informação,…

% dias atrás

Ouro lança feira da agricultura familiar em Formosa do Rio Preto

Nova feira na Localidade Ouro se destaca ao valorizar pequenos produtores e contrasta com o…

% dias atrás

Como propagar a flor-de-cera e conseguir várias plantas em pouco tempo

Aprenda como propagar a flor-de-cera com facilidade e obtenha novas plantas saudáveis em pouco tempo…

% dias atrás

Gilmar Mendes suspende todos os processos sobre pejotização na Justiça

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (14) todos os…

% dias atrás

Jovem é morto com facão dentro de barbearia em Xique-Xique

Um jovem foi morto com facão em Xique-Xique, cidade do oeste da Bahia, na última…

% dias atrás

Avião com droga cai após ser interceptado pela FAB

Um avião com droga caiu na manhã de domingo (13), após ser interceptado por caças…

% dias atrás

This website uses cookies.