Bahia

Capacitação de gestores municipais marca segundo dia do V Feagri em Salvador

Com foco em temas sobre captação de recursos, gestão de políticas públicas e práticas sustentáveis, o segundo dia, 09, do V Encontro do Fórum Estadual de Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (Feagri) foi dedicado à qualificação técnica dos mais de 450 participantes. Promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), o Fórum tem mobilizado secretários, diretores e técnicos municipais em uma jornada de capacitações, troca de experiências e parecerias para o crescimento do setor.

O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, ressaltou que os pontos altos da programação, nesta quarta-feira (09), foram as palestras e cursos destinados aos gestores e modernização e a sustentabilidade da agropecuária em nosso estado. 

“Capacitar os gestores municipais é também investir diretamente na maior eficiência das políticas públicas que chegam ao campo. A Feagri não só potencializa a gestão municipal e as ferramentas necessárias para identificar e atrair investimentos, como também cria um ambiente favorável à competitividade e ao crescimento do setor produtivo”,

afirmou o gestor da Seagri.

O destaque do dia ficou por conta da apresentação realizada por Wilson Dias, representante do Banco Mundial. A atividade contou com 140 participantes e explorou a importância da atualização constante dos gestores sobre as formas de financiamento para as ações do setor: “As fontes de recursos são diversas, mas o acesso demanda organização, estruturação de processos e elaboração de projetos consistentes”, destacou Dias.

Entusiasta da temática, a secretária municipal da agricultura de Iaçu, Micherlane Freire, enfatizou a relevância da capacitação: “A explanação de Wilson foi excelente. Muitos municípios estão em fase inicial da gestão e precisam se estruturar, formar equipes técnicas para planejar as ações e, assim, ter a oportunidade de obter recursos. Iniciativas como esta têm gerado renda e aumentado a produtividade. Este minicurso é um pontapé inicial para os gestores darem o primeiro passo nesse processo”.

Paralelamente, foram oferecidas outras sete capacitações, abordando temas variados e fundamentais para o desenvolvimento agropecuário: Gestão e Política Pública, Indicação Geográfica – IG e Marcas Coletivas, transição energética, Política Nacional de Crédito Fundiário, assistência técnica rural e segurança alimentar. 

Entre as capacitações, o minicurso “Camarão e Peixe como Alternativa de Renda”, apresentado por Júnior Sanches, da Bahia Pesca, despertou grande interesse. 

Maria Cedraz, representante de Cruz das Almas, comentou: “Nosso município ainda não possui iniciativas em aquicultura. A palestra foi muito esclarecedora e nos mostrou o grande potencial para geração de renda. Com estas informações, vamos identificar os produtores rurais interessados e aprofundar essa discussão em prol da aquicultura”.

Outro destaque ficou por conta do tema “Tecnologias do Plano ABC+”, ministrado por Paulo Sérgio Ramos, da empresa Perene. A capacitação abordou as práticas sustentáveis promovidas pelo Plano ABC+, lançado pela Seagri, que visa a redução das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária e a promoção de tecnologias de baixo carbono. 

Defesa Agropecuária

Considerando que há muitos gestores novos, entre prefeitos e secretários de agricultura, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) preparou um treinamento para esse público, com esclarecimentos sobre os serviços de inspeção de produtos de origem agropecuária e a importância de tê-los a nível municipal. 

“Nosso intuito é mostrar a importância, a necessidade da estruturação e adequação dos serviços a nível local, o trabalho que precisa ser feito junto às indústrias, cadastrando-as, para que sejam registradas oficialmente no serviço oficial”, explica o diretor de Inspeção da Adab, José Ramos, que ministrou o minicurso.

Programação – O terceiro e último dia do V Feagri, nesta quinta (10), reserva uma programação igualmente rica e diversificada. Os gestores poderão participar de plenárias sobre políticas públicas para o desenvolvimento agropecuário, crédito rural e discussões sobre os desafios e as oportunidades do setor.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Polícia Civil prende condenado que fugiu durante julgamento em Baianópolis

Homem condenado que fugiu do fórum de Baianópolis, na Bahia, antes na sentença é capturado…

% dias atrás

Irmão do ex-governador Nilo Coelho morre em Salvador

Sílvio Roberto de Moraes Coelho, irmão do ex-governador Nilo Coelho e empresário da comunicação na…

% dias atrás

Subsecretária de Saúde de Formosa do Rio Preto é exonerada do cargo

A subsecretária de Saúde de Formosa do Rio Preto, a desconhecida Paula Catarina Alves Cruz,…

% dias atrás

Bolsonaro usará tornozeleira eletrônica após nova operação da PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá usar tornozeleira eletrônica e obedecer a uma série de…

% dias atrás

Lula fará pronunciamento em rede nacional sobre tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará, às 20h25 desta quinta-feira (17), um…

% dias atrás

Como cultivar coentro: passo a passo para ter tempero fresco

Aprenda a cultivar coentro, que é simples e ideal para quem busca sabor, aroma e…

% dias atrás

This website uses cookies.