Bahia

Caravana Bahia Sem Fogo 2025 amplia roteiro no Oeste baiano

A partir de segunda-feira (31), a Caravana Bahia Sem Fogo 2025 inicia uma nova etapa de prevenção e conscientização contra incêndios florestais. A primeira parada será em Barreiras, com um trajeto que se estenderá até 15 de abril, terminando em Santa Rita de Cássia. No total, a caravana percorrerá 12 municípios, incluindo cinco cidades que participam pela primeira vez. O roteiro contempla localidades como Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Angical, Baianópolis, Cocos, Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Correntina e Formosa do Rio Preto.

A ampliação do trajeto busca alcançar mais comunidades vulneráveis às queimadas, promovendo educação ambiental e boas práticas no uso do fogo. Sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a iniciativa envolve o poder público, brigadistas voluntários e moradores na prevenção de incêndios florestais. O programa inclui oficinas, palestras e a distribuição de materiais socioeducativos, incentivando a população a atuar ativamente na proteção ambiental.

Daniella Fernandes, diretora-geral da Sema e coordenadora do Grupo de Trabalho Bahia Sem Fogo, destaca a importância da educação ambiental contínua. “As mudanças de comportamento em relação ao uso do fogo são um processo de longo prazo, e é essencial manter a educação ambiental nas regiões afetadas por incêndios florestais”, afirmou.

Em 2025, a Caravana Bahia Sem Fogo manterá sua atuação nas quatro regiões prioritárias da Bahia: Oeste, Norte, Chapada Diamantina e Extremo Sul. A Bacia do Corrente será uma das áreas de atenção especial, e no Extremo Sul o projeto passará de quatro para nove municípios, incluindo Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado.

Bahia Sem Fogo

O Bahia Sem Fogo é uma iniciativa conjunta entre diversas instituições, incluindo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), o Prevfogo/Ibama e as Secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab).

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Enfermeira morre em capotamento na BR-242, entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

Capotamento na BR-242 em Barreiras, na Bahia, mata enfermeira identificada como Marilene Alves Souza, de…

% dias atrás

Jovem é morta a tiros no bairro Vila Brasil em Barreiras

Uma jovem foi encontrada morta em Barreiras, Bahia, na madrugada deste domingo (12). Segundo portais…

% dias atrás

Motociclista morre em acidente na Ponte do Mucambo em Barreiras

Motociclista de 31 anos, morre em acidente na Ponte do Mucambo em Barreiras, no Oeste…

% dias atrás

Homem é baleado em Formosa do Rio Preto na tarde deste domingo

Homem é baleado em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, neste domingo, 12…

% dias atrás

Jabes Júnior conquista a população de Riacho Frio com aprovação histórica de 96%

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto CENSUS entre os dias 8 e 9 de outubro…

% dias atrás

Formosa do Rio Preto celebra Nossa Senhora Aparecida com missas e festa

Formosa do Rio Preto celebra Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida com missas, alvorada e…

% dias atrás

This website uses cookies.