Uma série de atividades nesta quinta-feira (23) marca a Caravana Bahia Sem Fogo em Formosa do Rio Preto, na Bahia. A equipe de técnicos do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e de outras pastas que compõem o Grupo de Trabalho (GT), já estão na cidade.
Entre as atividades, reunião com técnicos da prefeitura e secretários municipais, a Caravana deve também visitar o Centro de Ensino Técnico Almir Teixeira, para palestras com bombeiros militares, biólogos, engenheiros e outros especialistas que compõem o GT. Outras atividades também estão marcadas.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A princípio, o governo baiano entende que a educação ambiental desde cedo capacita os estudantes a reconhecerem os riscos e as consequências dos incêndios florestais. Além disso, promove a disseminação de práticas preventivas eficazes. Por conta disso, o governo tem ampliado a interação com estudantes, principalmente nas regiões com maiores índices de focos de incêndios florestais.
Ao compreenderem a gravidade do problema e as formas de mitigá-lo, os jovens tornam-se agentes multiplicadores de conhecimento. Assim, eles influenciam suas famílias e comunidades a adotarem comportamentos responsáveis. Fabíola Cotrim, técnica e coordenadora de campo do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, destaca a importância dessa abordagem. “A abordagem preventiva é fundamental para reduzir a incidência de incêndios, proteger a biodiversidade e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, afirma Cotrim.
Bahia Sem Fogo
O Programa Bahia Sem Fogo é coordenado pela Sema, por meio do GT, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).