Brasil

TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli por fake news eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nesta quinta-feira (30). O tribunal entendeu que a parlamentar cometeu abuso de poder político e usou indevidamente os meios de comunicação ao espalhar fake news sobre o processo eleitoral de 2022. Além disso, os magistrados determinaram que Zambelli ficará inelegível por oito anos.

TRE-SP decide pela cassação após julgamento iniciado em dezembro

O julgamento começou em 13 de dezembro, quando o desembargador José Antonio Encinas Manfré votou pela cassação e pela inelegibilidade da deputada. Ao longo do processo, outros quatro magistrados confirmaram a decisão, totalizando cinco votos a favor e dois contra.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) entrou com a ação, alegando que Zambelli usou sua posição para espalhar desinformação sobre as eleições. Como resultado da decisão, o TRE-SP anulou os 946.244 votos que Zambelli recebeu nas eleições de 2022.

Carla Zambelli alega perseguição

Logo após o julgamento, Zambelli afirmou que recorrerá da decisão e que continuará no cargo até que todas as instâncias julguem os recursos. Em nota enviada ao g1, a deputada negou ter cometido irregularidades e disse que sofre perseguição política por parte de adversários.

“Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”, declarou.

Aliada de Jair Bolsonaro, Zambelli adotou postura combativa contra o sistema eleitoral desde as eleições de 2022. Com a cassação, a deputada pode ficar inelegível até 2030, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantenha a decisão.

O que acontece agora?

A decisão do TRE-SP ainda não tem efeito imediato, já que a deputada pode recorrer ao TSE. Enquanto isso, ela permanece no cargo até que a Justiça Eleitoral esgote todas as possibilidades de recurso. Se o TSE confirmar a sentença, Zambelli perderá o mandato definitivamente e não poderá disputar eleições até 2030.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Acidente na BR-242 em Muquém do São Francisco deixa mulher morta

Acidente na BR-242 em Muquém do São Francisco, na Bahia, deixa mulher morta, na manhã…

% dias atrás

Mistério em Barreiras: corpo é encontrado no Rio Grande

Corpo é encontrado boiado em trecho do Rio Grande em Barreiras, na Bahia

% dias atrás

Bombeiros controlam incêndio em carreta com algodão na BA-459, em Luís Eduardo Magalhães

Bombeiros controlam incêndio em carreta carregada com algodão na BA-459 em Luís Eduardo Magalhães, na…

% dias atrás

Vitória vence o Bahia em clássico eletrizante no Barradão

EC Vitória bate o EC Bahia no Barradão.

% dias atrás

Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta

Incêndio atinge algodoeira em Luís Eduardo Magalhães nesta quinta-feira, 16 de outubro de 2025.

% dias atrás

Vitória e Bahia divulgam relacionados para o clássico BA-VI desta quinta-feira

Vitória e Bahia divulgam relacionados para o clássico BA-VI desta quinta-feira

% dias atrás

This website uses cookies.