Parte de um casarão no bairro do Comércio, em Salvador, na Bahia, desabou na manhã desta quinta-feira (25) e ruas de seu entorno estão interditadas. O prédio colonial abrigou por mais de um século o Restaurante Colon, citado na obra o Sumiço da Santa, do escritor baiano Jorge Amado.
Segundo o g1, o desabamento ocorreu um dia após ter sido interditado pela Defesa Civil da capital baiana (Codesal). Não há sinais de ferido.
O bairro do Comércio é dos mais movimentados de Salvador, e já abrigou o centro financeiro da capital baiana. Também no bairro funciona diversas empresas, abriga o Mercado Modelo e o acesso à cidade alta pelo Elevador Lacerda, cartão postal da cidade.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), por falta de manutenção, o prédio foi evacuado, em vistoria realizada no dia 28 de setembro de 2020. O responsável pelo estabelecimento, aberto na época, notificado a suspender as atividades comerciais e evacuar imediatamente o imóvel.
O restaurante inaugurado em 1914, funcionou por 107 anos, fechando as portas em novembro de 2023. Ao longo dos anos, já havia recebido celebridades como o próprio Jorge, Carlinhos Brown, Neuza Borges, Nelson Rufino, entre outros artistas nacionais.