O presidente Lula ligou, na manhã desta sexta-feira (18), para o governador Jerônimo Rodrigues e registrou sua consternação pelo assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete, ocorrido na noite de quinta-feira (17). A líder, assassinada com 12 tiros, teve o corpo liberado pelo IML e passa por rituais no terreiro em que era líder.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O presidente enviou sua solidariedade à família e amigos de Bernadete. Durante a conversa, o governador Jerônimo, lamentou o fato e relatou ao presidente que determinou que as Polícias Militar, Civil e Técnica fossem ontem mesmo a Simões Filho e trabalhem para esclarecer o crime o mais rapidamente possível. O governador cumpre agenda na cidade de Antônio Gonçalves, no interior do estado.
O ministro Silvio Almeida determinou o deslocamento imediato de equipes do Ministério dos Direito Humanos para Simões Filho e expressou solidariedade à comunidade e aos familiares.
Conforme a assessoria do governador, diligências estão sendo promovidas, testemunhas foram ouvidas, câmeras de segurança serão analisadas e a perícia foi realizada no local.
Ainda pela manhã, o presidente Lula publicou na rede social, sobre o assassinato da líder quilombola Bernadete Pacífico, conhecida como “Mãe Bernadete”.
Para o chefe do executivo, a situação terá de ter uma “investigação rigorosa”. Lula também revelou que o governo enviou representantes à Bahia para apurar o caso.
Com pesar e preocupação soube do assassinato de Mãe Bernadete, liderança quilombola assassinada a tiros em Salvador. Bernadete Pacífico foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho e cobrava justiça pelo assassinato do seu filho, também um…
— Lula (@LulaOficial) August 18, 2023