Formosa do Rio Preto

Cavalgada faz homenagem a vaqueiros tradicionais de Formosa do Rio Preto

Uma antiga tradição aliada a uma necessidade da época, será relembrada neste sábado (9) com homenagem aos antigos vaqueiros de Formosa do Rio Preto. A ideia da cavalgada em homenagem é de Mariano França, filho de Zé Grande, um lutador em manter as tradições do Gerais do Rio Preto.

Na época de seca, ainda no final da década de 1970 e início de 1980, era comum vaqueiros ‘subirem’ com enormes boiadas para a região do Gerais, em busca de pasto, ali mantido verdejante pelas abundantes nascentes e áreas de várzeas, na região de Cerrado. Eram dias e dias de caminhada sobre um cavalo, tangendo inúmeras cabeças de gado, até o encontro dos vaqueiros responsáveis pelas fazendas, com os vaqueiros do Gerais.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O encontro normalmente se dava no povoado de São Marcelo, cerca de 42 km do Centro da cidade, onde o Rio Sapão encontra o Rio Preto. Mas era comum, que a viagem se estendesse até a Vereda do Gado, 30 e poucos quilômetros à frente.

Dali em diante, o rebanho ficava sob a responsabilidade dos geraiszeiros, com o gado “cuidado” a solta em terras de Fundo e Fecho de Pasto. Termo usado na para identificar a tradição secular de criar os animais soltos.

Hoje o termo vaqueiro, identifica mais os corredores das vaquejadas modernas, que ao contrário de décadas passadas, concorrem hoje a grandes prêmios em corridas. Nas maioria das vezes abastados financeiramente, montado em cavalos que podem custar uma pequena fortuna.

Segundo Mariano França, o evento é o resgate da cultura tradicional que ficou ‘pra trás’, com a confraternização dos filhos, netos, bisnetos e outros familiares. O encontro se dará na Fazenda Pintada, com saída do São Marcelo e da Fazenda Furtuso às 7h.

No local, às margens do Rio Preto, haverá apresentação de cordel, bandas e homenagem ao vaqueiros, nas pessoas de Zé Grande, do São Marcelo. Este trabalhou nas fazendas Santa Maria e Palmeri e Eliseu Messias da região de Cristalândia, no Sul do Piauí, que também usava do artifício para matar a sede e fome do gado. Entre os homenageados, está Zé do Iaiú, vaqueiro por muitos anos na Fazenda Primavera e pai deste editor.

Cavalgada faz homenagem a vaqueiros tradicionais de Formosa do Rio Preto, na Bahia – Imagem: Divulgação

.

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Passageiro morre esmagado por ônibus que seguia para a Salvador

Um passageiro morreu esmagado entre a lataria e o pneu traseiro de um ônibus interestadual…

% dias atrás

Veja dezenas sorteadas da Mega-Sena 2929 neste sábado

O concurso 2.929 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (18), em São Paulo.…

% dias atrás

Sobe para 17 o número de mortos em acidente com ônibus com baianos em Pernambuco

Sobe para 17 o número de mortos em acidente com ônibus com baianos na BR-423…

% dias atrás

Escalação do Bahia contra o Grêmio: veja time provável, dúvidas e desfalques

Esporte Clube Bahia enfrenta o Grêmio da Arena Fonte Nova, neste domingo, 19 de outubro…

% dias atrás

Suspeito de homicídio de Ana Júlia em Barreiras é preso em São Paulo

Um suspeito do homicídio contra a adolescente Ana Júlia Jacob, em Barreiras, na Bahia, foi…

% dias atrás

Polícia confirma 15 mortos em acidente com ônibus que voltava para a Bahia

Autoridades confirmam 15 morte em acidente com ônibus de turismo na BR-423 em Pernambuco; vítimas…

% dias atrás

This website uses cookies.