Foto: Divulgação
A cidade de Formosa do Rio Preto também terá uma celebração em homenagem a Iemanjá, mesmo sem acesso ao mar. No início da noite deste domingo, (2) fiéis adeptos das religiões de matriz africana realizarão uma oferenda a rainha das águas salgadas no cais da cidade, às margens do rio Preto. As celebrações, ainda não são uma tradição na cidade e é organizada pelo Centro Espírita Pai Xangô, do bairro Progresso, mas tem chamado a atenção, seja por seguidores das religiões de matriz africana ou por mera curiosidade dos moradores.
Embora as águas doces sejam associadas a orixá Oxum, os presentes serão direcionados à Rainha do Mar.
Enquanto isso, em Salvador, uma multidão de fiéis e turistas celebra o Dia de Iemanjá em um evento carregado de fé e emoção. Em 2025, a festa completa 103 anos e traz o tema “Renascer com as Águas de Iemanjá”.
A programação na capital baiana começou à meia-noite de sábado (1º), no Dique do Tororó, com entrega do presente para Oxum. Seguindo uma tradição, os religiosos dizem que antes de saudar Iemanjá, é preciso primeiro gostar de Oxum. Como dizem os devotos: É preciso adoçar o coração para depois salgar os pés.”
A homenagem a Iemanjá é uma das mais importantes celebrações religiosas da Bahia, atraindo devotos e admiradores de todo o Brasil.
Mesmo distante do litoral, além de Formosa do Rio Preto, outras cidades do oeste baiano, como Barreiras, mostram que a devoção transcende barreiras geográficas.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Movimentação policial e presença do IML em Barreiras, na Bahia, levantam suspeitas sobre desaparecimento de…
YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
This website uses cookies.