Brasil

Cerca de 245 mil pessoas podem deixar de ser cearenses por conflito entre Ceará e Piauí

Um conflito territorial entre os estados do Ceará e Piauí pode provocar uma mudança de naturalidade a pelo menos 244.712 . Trata-se de uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), desde 2011, e prevê uma reconfiguração territorial, a partir da qual seis municípios na região da Serra da Ibiapaba passariam para o lado piauiense. Outras sete cidades também teriam extensão modificada.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), ao abordar o tem afirmou:

“Desde 2011, quando o Estado do Piauí entrou com essa ação no STF, a temática voltou com mais força. O que pude perceber é que ainda não existe um estudo, um levantamento oficial feito pelo IBGE, mas apenas estudos documentais. Então, nada melhor do que a Casa Parlamentar para apoiar, no sentido de resolver essa pendência, que não é fácil, porém, com vontade, vamos resolver de uma vez por todas”.

A área afetada compreende cerca de 3 mil km², 1,9% do território cearense, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), de acordo com reportagem do Diário do Nordeste.

Reprodução

Em 2016, o Exército Brasileiro apresentou um relatório preliminar sobre a área, a pedido do STF, que prevê as perdas territoriais no Ceará.

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Oficial de Justiça aposentado é encontrado morto na zona rural de Santa Rita de Cássia

Um oficial de justiça aposentado, identificado como João Alves Nunes, de 66 anos, foi encontrado…

% dias atrás

Ambulâncias fazem fila no Hospital do Oeste em espera por vagas para pacientes

Fila de ambulâncias em frente ao Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, nos últimos dias,…

% dias atrás

Polícia prende suspeita de matar companheiro no Oeste da Bahia

A Polícia Civil da Bahia prendeu, na quinta-feira (5), uma mulher suspeita de matar o…

% dias atrás

Polícia desarticula grupo suspeito de roubo de grãos no Oeste da Bahia

Operação Ipiranga da Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães, desarticula grupo criminoso suspeito de roubo…

% dias atrás

Acidente na Estrada Aeroporto deixa dois feridos em Barreiras

Dois homens ficaram presos às ferragens após um acidente no final da tarde de quinta-feira…

% dias atrás

YouTube fora do ar? Usuários relatam instabilidade

YouTube fora do ar? A plataforma de vídeos do Google apresentou instabilidade nesta sexta-feira (6),…

% dias atrás

This website uses cookies.