Imagem: Reprodução
Pico da Chuva de Meteoros Perseidas no Brasil
A chuva de meteoros Perseidas atingirá seu ápice de visibilidade no Brasil neste fim de semana, nos dias 12 e 13 de agosto. De acordo com a visibilidade em cada região, até 100 meteoros por hora poderão ser avistados. Embora o fenômeno possa ser observado até o dia 24, sua intensidade diminuirá gradualmente após o pico. Este é um momento único para os amantes da astronomia contemplarem esse espetáculo celeste.
Em geral, as condições propícias para a visualização serão ideais, pois a Lua estará se movendo em direção ao apogeu, o ponto mais distante da Terra (previsto para ocorrer no dia 16), proporcionando um céu noturno perfeitamente escuro para realçar o espetáculo.
De acordo com Alex Ganshin, CEO da plataforma de meteorologia Meteum, Manaus, Cuiabá e Belém estão entre as melhores cidades para ver a chuva de meteoros, enquanto São Paulo e Curitiba podem não ser os melhores lugares devido à baixa visibilidade, nuvens e chuva.
Veja abaixo as condições de visibilidade para cada estado:
Visibilidade baixa: Acre, Maceió, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo.
Visibilidade padrão: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Fortaleza, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins.
As Perseidas são uma chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle, que realizou sua última passagem pelo sistema solar em 1991. Este cometa possui um núcleo com um impressionante tamanho de 26 quilômetros, mais do que o dobro do objeto celeste que contribuiu para a extinção dos dinossauros.
Uma vez fora de casa, procure a constelação de Perseus — as Perseidas recebem esse nome porque os meteoros parecem cair dessa área no céu.
No entanto, pode ser melhor procurar Cassiopeia, já que essa constelação se parece um pouco com a letra ‘w’ e pode ser um pouco mais fácil de reconhecer.
Existem vários aplicativos gratuitos para celular que mostram a localização exata de cada uma, basta habilitar o uso da câmera e apontá-la para o céu.
Acidente ocorreu no trecho da BR-101 em Mascote, na Bahia
Uma mulher morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida…
O Banco do Nordeste (BNB) participa a partir desta quinta-feira, 3, da Agroformosa 2025, em…
O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, faleceu na madrugada em um trágico acidente…
Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem…
Com uma programação com grandes nomes como Natanzinho Lima e Nattan, o último dia do…
This website uses cookies.