As fortes chuvas na Bahia começam a causar estragos em várias cidades do estado. Em pelo menos três delas, em regiões variadas, choveu granizo. No sudoeste, a chuva acompanhada de ventos derrubaram uma torre de transmissão de energia, afetando vários municípios da região. Inmet divulgou novo alerta de chuva intensa até sexta-feira (22). As informações são do jornal Correio.
Em Ilhéus, no sul do estado, na madrugada desta quarta-feira (20), faltou energia em boa parte da cidade, ruas ficaram alagadas e árvores caíram às margens da BA-264, no trecho que liga ao município de Uruçuca.
Os ventos fortes, que chegaram a 80 km/h, derrubaram uma torre de transmissão de energia na cidade de Jequié, deixando a região no escuro. O fato ocorreu na tarde de terça-feira (19), por volta das 16h. Segundo relatos, o problema se estendeu por cerca de 15 horas.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Conforme a Neoenergia Coelba, o reparo foi concluído na manhã desta quarta-feira (20), em um trabalho que envolveu uma força-tarefa com mais de 50 profissionais, entre engenheiros, técnicos e eletricistas.
Entre as cidades afetadas estão: Brejões, Jaguaquara, Itiúba, Jequié, Santa Inês, Cravolândia, Itaquara, Entroncamento e Irajuba.
Moradores de Mata de São João, Jacobina e Ipiaú publicaram vídeos nas redes sociais mostrando a “chuva de gelo”.
O granizo caiu em regiões pontuais dos municípios, em Jacobina a chuva atingiu o bairro de Mutirão. O centro da cidade não registrou chuva de granizo. O representante comercial Wendell Pereira diz que o fenômeno foi acompanhado por muita chuva e vento. “Foi muito rápido, coisa de cinco minutos. Mas ficamos surpresos, não é comum acontecer isso”, afirmou ao Correio.
Conforme o meteorologista do Instituto Do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Aldírio Almeida, a presença do fenômeno do granizo está relacionado com nuvens de tempestades e fortes correntes de vento. As regiões com maior probabilidade de registrar a “chuva de gelo” na Bahia são o Oeste, Sudoeste e Chapada Diamantina.
No Oeste da Bahia, a chuva começou durante à tarde. Apesar de intensa, não há incidentes registrados, mas a trafegabilidade nas estradas, principalmente na BR-135, ficou prejudicada e o motorista deve redobrar a atenção ao dirigir.
Contudo, apesar dos estragos a bens materiais, não há registro de feridos. Ainda conforme o Inmet, as chuvas podem chegar a 100mm/d e ventos intensos de 60-100 km/h