Os vários modelos meteorológicos disponíveis preveem chuva intensa para a região Oeste da Bahia e o Sul do Piauí neste final de semana. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu neste sábado (23) um alerta laranja e outro amarelo, com validade até as 10h do domingo (24), que se estende ao Sul do Maranhão e Leste do Tocantins.
A frente fria já afetou o cotidiano de moradores do Sudeste do país, causando mortes e alagamentos no estado do Rio. (leia mais abaixo)
Nessas regiões podem chover em torno de 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. Para o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Para além do Oeste baiano, outro alerta, só que amarelo, prevê chuva de até 50 mm/dia, com ventos menos intensos de 40-60km/h que chegam até a Chapada Diamantina e quase todo o Piauí.
A temperatura máxima em Barreiras, gira em torno dos 31 °C neste final de semana, assim também como em Formosa do Rio Preto. No maior município baiano choveu apenas 26% do esperado para o mês de março, que tem média de 148mm, segundo o ClimaTempo.
Já em Corrente, cidade ao Sul do Piauí, há previsão de pancadas de chuva com temperatura acima dos 30 °C.
Temporais no Centro Oeste
No do Rio de Janeiro, o temporal já deixou sete mortos, segundo o Comitê de Chuvas. O estado enfrenta chuvas volumosas desde sexta-feira (22), em razão de uma frente fria, assim como outras áreas do Sudeste – no Sul do Espírito Santo, os temporais causaram alagamentos e até um caminhão de bombeiro foi arrastado pelas chuvas, de acordo com o g1.
No município de Petrópolis, um desabamento na sexta-feira (22) deixou, a princípio, quatro pessoas mortas. As vítimas são da mesma família: Lucas, de 8 anos; Beatriz, de 24 anos; Douglas José de Sousa, de 24 anos; e uma idosa identificada como Lúcia.
Neste sábado (23), os bombeiros resgataram com vida uma criança que estava sob escombro há pelos 15 horas. O g1 publicou da menina, que o pai da menina, Douglas, usou o corpo para proteger a filha.
Já em Teresópolis, uma criança de 7 anos morreu e bombeiros buscam por um adolescente de 16 anos desaparecido. Conforme matéria do G1, na Região dos Lagos, também foi registrada a morte de um ambulante atingido por raio. Em Duque de Caxias, um motorista de um caminhão morreu afogado após cair em um rio em Santa Cruz da Serra.