Chuvas alagam ruas, derrubam paredes de casa e estradas são danificadas em Formosa do Rio Preto

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias em Formosa do Rio Preto no extremo Oeste da Bahia inundou ruas da cidade e paredes laterais de uma casa desabaram. Na zona rural, estradas foram destruídas e dificulta a passagem de veículos e pedestres. Nesta quinta-feira (9) no entanto as chuvas deram uma trégua.

Até as 7h de hoje já havia chovido o corresponde a 38% de todo o mês de novembro. Segundo o Clima Tempo, a probabilidade de chuvas nesta sexta-feira (10) é de 90%, principalmente na madrugada e no início da noite.

Principal rua do bairro Progresso foi interditada pela Prefeitura – Foto: Portal do Cerrado

Os bairros Progresso e Projeto são os mais afetados na cidade. Como estão em área de baixada a água invadiu casas. No bairro Progresso, parte do asfalto colocado na principal via no ano passado cedeu e a pista foi interditada pela prefeitura. Sem nenhuma infraestrutura, o bairro sofre com a lama e água empoçada dificultando a vida dos moradores. O bairro é cortado por um córrego que recebe um grande de volume de águas das chuvas.

Rua Francisco Alencar no Projeto a água toma conta da rua e invade casa – Foto: Portal do Cerrado

Já no bairro Projeto próximo a principal entrada da cidade, paredes laterais de uma casa na Rua Francisco Alencar caiu e a água toma conta de boa parte do bairro dificultando a locomoção dos moradores e transeuntes

Na ligação entre o Centro da cidade e os bairros Morada Nova e Santana, a água já toma parte da pista de acesso a nova ponte. Ali próximo, moradores da área do cais construído no ano passado, tiveram as casas invadidas também pela água das chuvas. Os moradores dizem que antes da construção do cais jamais tiveram problemas e reclamam que não houve ligação da área residencial com uma galeria fluvial por onde poderia escoar a água. (veja aqui)

Ligação entre o Centro e os bairros de Santana e Morada Nova a pista está alagada – Foto: Portal do Cerrado

Já na zona rural do município estradas foram danificadas pela enxurrada. Na região do Ouro, uma via entre os povoados de Caju e Cavalo Morto a força da água levou parte da pista e abriu uma grande cratera. (veja aqui) Ontem, quarta-feira (8) a água também invadiu a Estrada da Coaceral. A região concentra grandes fazendas produtoras de grãos e o trânsito de veículos chega a ser intenso. (veja aqui)

Também na mesma região, em uma estrada vicinal na Aprochama caiu um poste de iluminação depois que a água destruiu parte da estrada. Informações ainda não confirmadas indicavam que os moradores da Vila Coaceral estavam sem energia até o meio da tarde.

Reprodução

Nesta quinta-feira (9) depois das chuvas, a prefeitura soltou uma nota nas redes sociais e informou que “com o objetivo de buscar soluções para os problemas em decorrência das fortes chuvas na região, o Prefeito Manoel Afonso de Araújo reuniu durante a manhã com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, o Secretário de Infraestrutura Tiago Xavier e a Procuradora do município Gabriela Ribeiro.

Diz a nota que as medidas emergências já estão sendo tomadas para diminuir os impactos e prejuízos à população. Serviços, como o de melhorar a drenagem das águas em bairros da cidade e na zona rural estão sendo realizados.

cidadeNotícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário