Chuvas intensas podem atingir oito municípios da região Oeste da Bahia, nas próximas 24 horas. Pelo menos dois modelos meteorológicos disponíveis apontam para risco de temporais até a manhã do dia 25. De acordo com o Inmet, um alerta laranja aponta chuvas que podem chegar acompanhadas de ventos. O instituto prevê um volume de até 100 mm em 24 horas, e pode ocorrer em quaisquer das áreas dos municípios e não necessariamente nos centros urbanos.
A princípio, as chuvas mais fortes deverão atingir áreas extremas dos municípios de Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaboradi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério. As áreas urbanas devem ter chuvas em menor volume.
Além do alerta laranja, um amarelo indica chuvas intensas de até 50 mm ao dia, também nas regiões Sudoeste até o Extremo Sul da Bahia. Veja a relação de municípios com alerta amarelo no site do instituto.
Alerta de Temporais
Já o Clima Tempo aponta para pancadas de chuvas de moderadas a fortes no Extremo-Oeste da Bahia e Vale do São Francisco, na penúltima terça-feira de 2024. Os temporais podem atingir outras áreas do Nordeste, como centro sul do Maranhão, Sul do Piauí e o leste do Tocantins, na divisa com a Bahia.
Para Formosa do Rio Preto, há um indicativo de queda de temperatura para as próximas 24 horas. Ontem a máxima indicava 35,4 °C, mas com tendência de queda para 31 graus nesta terça. O maior município da Bahia tem média de 156mm de chuvas para o mês de dezembro. Até esta véspera de Natal, já choveu 83mm, o que representa 53% da média normal para o mês.
Barreiras deve ter máxima de 32 ° C, enquanto Ibotirama deve registrar 36 graus, que, aliás, foi a cidade com temperaturas mais altas da Bahia na segunda-feira.
Em caso de rajadas de ventos
- não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
- não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Leia mais em Portal do Cerrado
Eita lasqueira