Bahia

328 cidades da Bahia tem alerta amarelo de chuvas intensas

Chuvas intensas e alerta amarelo do Inmet, colocam Formosa do Rio Preto e outras 327 cidades da Bahia em estado de atenção. O alerta emitido novamente neste domingo (13), destaca o perigo potencial da situação climática.

Segundo o Inmet, o aviso é válido até às 10h da manhã desta segunda-feira (14), mas pode ser prorrogado. A princípio, as condições atmosféricas seguem instáveis, com atenção nas próximas horas.

Cidades como Barreiras, Ibotirama e a zona rural de Formosa do Rio Preto, registraram chuvas nas últimas horas, mas sem maiores intercorrências.

Ventos fortes, risco de alagamentos e outras recomendações

O alerta amarelo emitido prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm em um único dia, além de ventos intensos, que variam entre 40 e 60 km/h. Embora o risco de desastres seja considerado baixo, existe a possibilidade de:

  • Queda de galhos de árvores
  • Alagamentos pontuais
  • Descargas elétricas
  • Breves interrupções no fornecimento de energia

Portanto, o Inmet orienta a população a evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante os temporais. Além disso, é fundamental não se abrigar debaixo de árvores e manter distância de postes e estruturas metálicas.

Outros estados do Nordeste também estão sob o mesmo alerta, como Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Ou seja, grande parte da região enfrenta um cenário de instabilidade, exigindo cautela da população.

Chuvas intensas

Fortes chuvas causaram diversos estragos em cidades da Bahia entre a sexta-feira (11) e o sábado. Em Camacan, no sul do estado, mais de 100 famílias ficaram desalojadas. Os bairros mais atingidos foram Centro, Cidade Alta e Portelinha, com alagamentos, ruas danificadas e destelhamentos causados pelos ventos. A água subiu cerca de 50 cm após uma chuva intensa de 500 mm em uma hora, segundo o prefeito Paulo Cesar Bomfim.

Árvore caiu após forte chuva em Guanambi, no sudoeste da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Guanambi, no sudoeste, também sofreu com temporais, que derrubaram árvores, estruturas e causaram interrupções no fornecimento de energia. Houve registro de interdição de parte da BR-030. A chuva prejudicou também a realização de uma feira de negócios.

No norte da Bahia, cidades como Juazeiro, Irecê e João Dourado registraram volumes elevados de chuva. Em Irecê, foram 90 mm em menos de uma hora, o maior índice desde 2020, mas sem desalojados. Em Juazeiro, houve registros de até 70 mm em uma hora, e a Defesa Civil.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

% dias atrás

PF aborda deputado Dal Barreto em aeroporto de Salvador e apreende celular

Polícia Federal aborda o deputado Dal Barreto (União Brasil) no aeroporto de Salvador, na Bahia…

% dias atrás

Vídeos; moradores relatam prejuízos após tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães

Moradores relatam prejuízos após terremoto em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; Tremor de terra foi…

% dias atrás

Tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães é sentido em Taguatinga (TO)

Terremoto em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, é sentido em Taguatinga, já no…

% dias atrás

Clima em Formosa do Rio Preto: Inmet prevê chuva e trovoadas nesta terça (14)

O clima em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, deve mudar ao longo…

% dias atrás

Dupla é presa horas após praticar homicídio em Xique-Xique

Polícia Civil prende dois homens acusado de homicídio em Xique-Xique, na Bahia

% dias atrás

This website uses cookies.