Bahia

328 cidades da Bahia tem alerta amarelo de chuvas intensas

Chuvas intensas e alerta amarelo do Inmet, colocam Formosa do Rio Preto e outras 327 cidades da Bahia em estado de atenção. O alerta emitido novamente neste domingo (13), destaca o perigo potencial da situação climática.

Segundo o Inmet, o aviso é válido até às 10h da manhã desta segunda-feira (14), mas pode ser prorrogado. A princípio, as condições atmosféricas seguem instáveis, com atenção nas próximas horas.

Cidades como Barreiras, Ibotirama e a zona rural de Formosa do Rio Preto, registraram chuvas nas últimas horas, mas sem maiores intercorrências.

Ventos fortes, risco de alagamentos e outras recomendações

O alerta amarelo emitido prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm em um único dia, além de ventos intensos, que variam entre 40 e 60 km/h. Embora o risco de desastres seja considerado baixo, existe a possibilidade de:

  • Queda de galhos de árvores
  • Alagamentos pontuais
  • Descargas elétricas
  • Breves interrupções no fornecimento de energia

Portanto, o Inmet orienta a população a evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante os temporais. Além disso, é fundamental não se abrigar debaixo de árvores e manter distância de postes e estruturas metálicas.

Outros estados do Nordeste também estão sob o mesmo alerta, como Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Ou seja, grande parte da região enfrenta um cenário de instabilidade, exigindo cautela da população.

Chuvas intensas

Fortes chuvas causaram diversos estragos em cidades da Bahia entre a sexta-feira (11) e o sábado. Em Camacan, no sul do estado, mais de 100 famílias ficaram desalojadas. Os bairros mais atingidos foram Centro, Cidade Alta e Portelinha, com alagamentos, ruas danificadas e destelhamentos causados pelos ventos. A água subiu cerca de 50 cm após uma chuva intensa de 500 mm em uma hora, segundo o prefeito Paulo Cesar Bomfim.

Árvore caiu após forte chuva em Guanambi, no sudoeste da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Guanambi, no sudoeste, também sofreu com temporais, que derrubaram árvores, estruturas e causaram interrupções no fornecimento de energia. Houve registro de interdição de parte da BR-030. A chuva prejudicou também a realização de uma feira de negócios.

No norte da Bahia, cidades como Juazeiro, Irecê e João Dourado registraram volumes elevados de chuva. Em Irecê, foram 90 mm em menos de uma hora, o maior índice desde 2020, mas sem desalojados. Em Juazeiro, houve registros de até 70 mm em uma hora, e a Defesa Civil.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Polícia Civil prende condenado que fugiu durante julgamento em Baianópolis

Homem condenado que fugiu do fórum de Baianópolis, na Bahia, antes na sentença é capturado…

% dias atrás

Irmão do ex-governador Nilo Coelho morre em Salvador

Sílvio Roberto de Moraes Coelho, irmão do ex-governador Nilo Coelho e empresário da comunicação na…

% dias atrás

Subsecretária de Saúde de Formosa do Rio Preto é exonerada do cargo

A subsecretária de Saúde de Formosa do Rio Preto, a desconhecida Paula Catarina Alves Cruz,…

% dias atrás

Bolsonaro usará tornozeleira eletrônica após nova operação da PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá usar tornozeleira eletrônica e obedecer a uma série de…

% dias atrás

Lula fará pronunciamento em rede nacional sobre tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará, às 20h25 desta quinta-feira (17), um…

% dias atrás

Como cultivar coentro: passo a passo para ter tempero fresco

Aprenda a cultivar coentro, que é simples e ideal para quem busca sabor, aroma e…

% dias atrás

This website uses cookies.