Chuvas torrenciais tem causado uma tragédia sobre a Espanha desde a terça-feira (29), deixando até agora 51 mortos. Chiva, uma cidade próxima de Valência, foi uma das mais atingidas, registrando em apenas oito horas o volume de chuva esperado para um ano inteiro. De acordo com autoridades locais, o número total de vítimas ainda é incerto, considerando que diversas pessoas continuam desaparecidas.
Imagens nas redes sociais mostram o cenário de caos que se espalhou por várias regiões. A força das águas derrubou pontes, arrastou carros pelas ruas e invadiu residências e estabelecimentos comerciais, causando danos massivos. A BBC informou que a Espanha também enfrentou tempestades de granizo, agravando ainda mais os impactos das inundações.
📲Desde el inicio del #temporaldeLevante #Dana ayer hasta esta tarde se han recibido medio millar de llamadas al teléfono de emergencias 112.
— Emergències 112CV (@GVA112) October 29, 2024
📹Imágenes de la dimensión del temporal en muchas zonas de la comarca Utiel-Requena, donde la fuerza del agua ha arrastrado a su paso… pic.twitter.com/cN4uBt9egy
Mais de mil soldados estão mobilizados para auxiliar nas operações de resgate, já que o número de desaparecidos ainda preocupa as autoridades. Além disso, as enchentes interromperam o transporte aéreo e ferroviário. Em Valência, vários voos tiveram que ser redirecionados para outras cidades, e diversos voos foram cancelados devido à condição climática extrema. Os serviços de trem na região estão completamente suspensos, informou a operadora nacional de infraestrutura ferroviária, ADIF.
Impactos do aquecimento global
As fortes chuvas que atingem a Espanha são vistas como mais um indício das consequências das mudanças climáticas. De acordo com a BBC, o mundo já aqueceu aproximadamente 1,1 °C desde o início da era industrial. As temperaturas continuarão a subir, a menos que governos em todo o mundo adotem medidas drásticas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, disse.