Quinta onda de calor começa na quinta-feira (14) — Foto: Inmet
Com a previsão de uma nova onda de calor pelos institutos meteorológicos, cidades do Oeste da Bahia, deverão enfrentar temperatura acima da média, 5 °C graus mais quente, com termômetros marcando até 42 ºC em algumas cidades.
Na semana passada, Bom Jesus da Lapa, registrou temperatura superior a 41 ºC, a maior do país em 9 de dezembro. Contudo, outras cidades do Extremo-Oeste e do Vale São-Franciscano da Bahia registraram máximas próximas a 40 ºC. Em Formosa do Rio Preto, os termômetros marcaram 39,4 ºC e em Ibotirama a medição chegou a 39,3 ºC. Já em Correntina, a máxima foi de 39,2 ºC.
Segundo o Climatempo, a quinta onda de calor, deve se estender de 14 a 20 de dezembro. O país já registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro.
Pela previsão, o fenômeno irá atingir o Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e Oeste da Bahia. Nesta terça-feira (12), o Inmet divulgou também um alerta de onda de calor, mas que abrange mais estados (chegando a 15 e o DF) e com duração mais curta: de 14 a 17 de dezembro.
A princípio, segundo os especialistas, resultado das mudanças climáticas. Os recordes mostram uma alta nas temperaturas e que se somam aos eventos climáticos naturais, como a onda de calor.
Em todo o estado, pelo menos 57 cidades poderão enfrentar o fenômeno, umas com mais e outras com menos intensidade. Ainda assim, segundo climatologistas do Climatempo, a onda de calor, não deverá ser tão intensas, quanto as quatro anteriores.
“A onda de calor não vai ser tão intensa e generalizada quanto a última. Com a proximidade do verão, temos mais umidade, que barra as temperaturas, impedindo que subam mais. Se a gente sobreviveu à última, vamos sobreviver a essa que vai ser menos intensa,”
— Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo
Entre 40°C e 42°C
A onda de calor acontece uma semana antes da chegada do verão. E, ao contrário do que se imaginaria, é exatamente por isso que ela será menos quente do que a que vimos em novembro.
🔥 Em novembro, estávamos no meio da primavera. Uma das características é que se trata de uma estação seca, com pouca chuva e nuvens. Sem nuvens para impedir a passagem do calor e umidade para dissipar as máximas, as temperaturas ficaram muito altas em um fenômeno de onda de calor.
🔥 Agora, nos aproximamos do verão. Assim, temos mais umidade, mais nuvens, o que faz com que o calor não seja tão intenso como o que vimos antes.
Com o g1
Apreensão de maconha na BA-172: polícia intercepta 370 kg da droga perto de Santa Maria…
A banda Seu Desejo na Vaquejada de Formosa do Rio Preto foi anunciada como a…
Uma viagem de despedida acabou em tragédia na madrugada desta sexta-feira (11) no Sul do…
Cortes em camadas que rejuvenescem: descubra 4 estilos que trazem leveza e renovam o visual…
Loiro iluminado: veja como manter o brilho, evitar o amarelado e prolongar a cor com…
Bolsonaro passa mal e é internado no Rio Grande do Norte com dores abdominais. Ex-presidente…
This website uses cookies.
Ver Comentários
Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei. site