Cientistas relatam segundo caso de cura do HIV após transplante

SAÚDE

Um segundo caso de cura da Aids, foi relatado por pesquisadores, na segunda-feira (4) em publicação na renomada revista Nature. Os detalhes serão divulgados em uma conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em Seattle. Segundo o G1, um homem parece está livre do vírus da Aids, após um transplante de células tronco. Este é o segundo caso de sucesso. O primeiro registro ficou conhecido como  o “paciente de Berlin”, Timothy Ray Brown, foi curado há quase 12 anos.

O paciente  foi diagnosticado com HIV em 2003. O homem desenvolveu câncer e concordou com um transplante de células-tronco para tratar essa doença em 2016.

Publicamente, os cientistas ainda se referem ao caso como uma “remissão de longo termo” e alguns não garantem que o vírus não irá retornar ao organismo do paciente.

Paciente de Berlim

O primeiro caso conhecido de cura foi o de Timothy Ray Brown, relatado em 2007. Inicialmente, ele ficou conhecido apenas como o “paciente de Berlim”. Brown, que hoje tem 52 anos e vive em Palm Springs, na Califórnia, teve leucemia e foi submetido a quimioterapia.

Saúde
Comentários (0)
Adicionar Comentário