Novos conselheiros tutelares de Formosa do Rio Preto, na Bahia, eleitos para o próximo quadriênio foram empossados nesta quarta-feira (10) em cerimônia na sede da prefeitura. Responsáveis por atender crianças e adolescentes e tomar medidas para que sejam protegidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselheiros foram eleitos em outubro do ano passado.
A cerimônia contou com a participação do prefeito Manoel Afonso (PSD), da Secretária de Assistência Social Sueli Serpa, do presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Cordeiro, das duas juízas, Dr.ª Loren Terezinha Campezatto e Dr.ª Tônia de Oliveira Borouche, do Delegado da Polícia Civil Drº Arnaldo Alves do Monte, Ten. PM Hairton Diego, representou o Capitão Marcelo, comandante da 86ª CIPM. Também participou a presidente do CMDA Valquíria Ramos e os vereadores Edson, Sandoval e Joilson e familiares dos eleitos.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Após breves discursos de autoridades, o prefeito Neo, como também é conhecido, empossou os 5 novos titulares do Conselho Tutelar, assim como os cinco suplentes.
Letícia Fernandes foi a mais votada na eleição em Formosa do Rio Preto. Formada em pedagogia, participou pela primeira vez de uma eleição e tem pela frente o papel protetor. Coube a Jomário Bertino, eleito pela segunda vez, falar em nome dos demais. Ele lembrou da parceria entre os órgãos públicos na defesa da criança e do adolescente, e frisou a importância do trabalho de Maria Rocha Nogueira, a tia Dudu, eleita em 2020, que agora deixou a função.
Dos 13 candidatos que estavam inscritos no processo eleitoral, foram eleitos e empossados:
- Letícia Fernandes da Silva Barros – 523 votos
- Larissa Graciele da Silva de Morais – 402 votos
- Núbia Ribeiro da Silva – 348 votos
- Jomário Bertino da Silva – 307 votos
- Valéria Barbosa Louzeiro – 289 votos
Também foram diplomados os suplentes, Hosana do Nascimento C. Souza; Nagella Cristine Matos de Carvalho e Igor Moreira Farias.
Os conselhos tutelares são órgãos permanentes, autônomos e zelam pelo direito das crianças e dos adolescentes. Entre outras funções, o Conselho Tutelar é responsável por fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil tanto do poder público, quanto da sociedade civil. Os conselheiros eleitos exercem o cargo por quatro anos.
Em todo o país, cerca de 30 mil conselheiros tutelares tomam posse nesta quarta-feira. Pela primeira vez em eleição do Conselho Tutelar, foram utilizadas as urnas eletrônicas, por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).