Cacá Diegues em foto de Fernando Frazão / Agência Brasil
O cineasta Cacá Diegues faleceu nesta sexta-feira (14), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ainda não há informações da causa da morte, mas a TV Globo apurou que Cacá iria se submeter a uma cirurgia. Ele teve “complicações cardiocirculatórias” na madrugada. O diretor foi um dos principais nomes do Cinema Novo, movimento que revolucionou o audiovisual brasileiro.
Nascido em Maceió, em 19 de maio de 1940, Carlos José Fontes Diegues mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro. Na juventude, ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman e Joaquim Pedro de Andrade, ajudaram a criar um cinema crítico e engajado, que denunciava as desigualdades sociais do país.
Com uma filmografia vasta, anteriormente clássicos como “Xica da Silva” (1976), “Bye Bye Brasil” (1980) e “Quilombo” (1984), além de sua última obra, “O Grande Circo Místico” (2018).
Cacá Diegues ocupava a cadeira 7 na Academia Brasileira de Letras (ABL), desde 2018. Casado desde 1981 com a produtora Renata Almeida Magalhães, ele deixa quatro filhos. Dois deles frutos de seu casamento com a cantora Nara Leão, além de três netos.
Seu nome segue como referência fundamental no cinema brasileiro, com um legado marcado pela arte e pela crítica social.
De acordo com o g1, o velório está marcado este sábado (15), das 12h às 16h, na Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual Cacá era imortal.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
Acidente na BR-242, na altura da Serra da Mangabeira, em Oliveira dos Brejinhos, na Bahia,…
Bom Amigo Doalnara Agropecuária, sediada em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, vai…
This website uses cookies.