Drª Charla Dias em ação de promoção do Março Lilás - Foto: Portal do Cerrado
A Clínica Vitalle, em parceria com o Movimento Fitness Formosa, de Ira Rios, promoveu no sábado (29) uma tarde de conscientização sobre o câncer de colo de útero no bairro Progresso, em Formosa do Rio Preto, Bahia. A ação para encerrar o Março Lilás, mobilizou dezenas de pessoas, que percorreram as principais ruas do bairro distribuindo panfletos informativos.
O câncer de colo do útero é um tumor que se desenvolve na parte inferior do útero, chamado de “colo”, localizada no fundo da vagina. Nos estágios iniciais, a doença geralmente não apresenta sintomas. Mas com o tempo pode surgir sangramentos fora do período menstrual, corrimentos anormais e dores da região pélvica.
LEIA TAMBÉM:
Sindicato dos Produtores Rurais promove ação de saúde bucal em Formosa do Rio Preto
A iniciativa contou também com a participação do Laboratório DoValle, Laboratório Bio Análise, e do Ceterp, conhecido como Faculdade de Manuela, ofereceram gratuitamente, serviços como aferição de glicemia, medição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos, distribuição de preservativos e atividades físicas orientadas pelo personal Ira Rios. O evento foi encerrado com uma palestra ministrada pela médica ginecologista e obstetra Charla Dias, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
A campanha teve como objetivo incentivar as mulheres a procurarem serviços essenciais de saúde. O exame preventivo, por exemplo, é fundamental para a detecção precoce do câncer do colo do útero, uma das principais causas de mortalidade entre mulheres. Quando identificado precocemente, o tratamento tem altas chances de sucesso.
Março é um mês dedicado à saúde da mulher, e a campanha Março Lilás tem como foco a prevenção e o combate ao câncer de colo do útero. No Brasil, essa é a quarta maior causa de morte por câncer entre as mulheres, sendo superada apenas pelos cânceres de mama, pulmão e colorretal.
A doença é causada, principalmente, pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). Embora muitas infecções pelo HPV não evoluam para câncer, algumas podem causar alterações celulares que levam ao desenvolvimento do tumor.
A prevenção do câncer de colo do útero é possível, principalmente, por meio da vacina contra o HPV. A Vacina, inclusive, está disponível gratuitamente no SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Ela pode prevenir até 70% dos casos de câncer do colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Além disso, exames preventivos são essenciais para identificar alterações nas células cervicais antes que elas evoluam para o câncer.
A ação promovida pela Clínica Vitalle reforça a importância da conscientização e da prevenção do câncer de colo de útero. Campanhas como o Março Lilás são fundamentais para incentivar as mulheres a realizarem exames regulares e aderirem à vacinação, garantindo uma vida mais saudável e segura.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Um acidente na BR-135 foi registrado na manhã desta segunda-feira (21), no trecho entre Riachão…
A morte do Papa Francisco, confirmada nesta segunda-feira (21), marca oficialmente o início do período…
O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), anunciou o Vaticano. Primeiro pontífice latino-americano da história,…
O Vitória empatou com o Fluminense por 1 a 1, na noite deste domingo (20),…
Um grave acidente na BR-020 matou duas pessoas e deixou uma criança ferida com gravidade…
Caliandra é irresistível para beija-flores por seu néctar farto e floração vibrante. Descubra como cultivar…
This website uses cookies.