Formosa do Rio Preto

Colegiado analisa termo do acordo territorial entre a Bahia e Tocantins

da Assessoria de Comunicação da Alba

Comandada pelo vice-presidente Osni Cardoso Lula (PT), da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação analisou mais uma vez o termo do acordo territorial entre a Bahia e Tocantins. O trabalho está concluído e foi apresentado aos deputados membros do colegiado pelo diretor de Informações Geoambientais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Cláudio Pelosi. Falta, apenas, a celebração do acordo pelos governadores Rui Costa e o governador do Tocantins.

O deputado Osni Cardoso vem tentando agilizar este processo junto à governadoria baiana sem sucesso, e durante a reunião realizada em fevereiro, pediu empenho dos demais deputados estaduais para que solicitem ao governador Rui Costa a assinatura do acordo. Segundo Odacil Ranzi, presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), este é o sonho dos agricultores da região, “ter paz e segurança jurídica na fronteira”.

Durante a apresentação do trabalho, Cláudio Pelosi informou que os estudos e acordos foram realizados por equipes técnicas dos dois estados, suas respectivas procuradorias e pelo IBGE. O trabalho avançou na proposta sugerida pela Ação Civil Ordinária 347, celebrada em 9 de abril de 2013, e a situação está pacificada, inclusive junto aos produtores que ficarão sob o domínio do Tocantins, e também com relação à posse do município de Formosa do Rio Preto da Vila Panambi.

Segundo Palosi, o estado do Tocantins reivindicava a posse deste território, que tem área pequena, mas grande importância com relação à logística para a região de Formosa do Rio Preto. Os entendimentos concluíram que Panambi ficará com a Bahia mesmo. O trabalho está disponível para consulta no site da SEI, inclusive o termo do acordo a ser celebrado entre os dois estados.

Após a assinatura pelos governadores, o acordo deverá seguir para apreciação e votação das assembleias estaduais e para o Senado Federal para elaboração de lei que oficialize o novo traçado territorial. Quando isso acontecer, esta será a primeira lei brasileira a definir limites estaduais. O IBGE, inclusive, já atualizou e publicou a malha que envolve esses limites que, entretanto, não podem ser utilizados oficialmente porque dependem da assinatura dos termos e da liberação por parte das procuradorias estaduais. Por isso é necessário celeridade na assinatura dos documentos pelos governos.

A comissão deverá encaminhar, mais uma vez, documento aos deputados estaduais baianos e aos chefes dos executivos da Bahia e Tocantins pedindo presteza na assinatura da declaração de divisa territorial, de forma a finalizar o processo. A Bahia foi pioneira no país em buscar legalizar suas divisas territoriais, salientou Manuel Lamartin Montes, técnico do IBGE que assessora o colegiado, lembrando que este movimento começou em 2011 e hoje somos o Estado mais avançado da Federação, com 92% dos municípios com seus limites atualizados.

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Polícia apreende de 370 kg de maconha em Santa Maria da Vitória

Apreensão de maconha na BA-172: polícia intercepta 370 kg da droga perto de Santa Maria…

% dias atrás

Seu Desejo é confirmada na Vaquejada de Formosa do Rio Preto

A banda Seu Desejo na Vaquejada de Formosa do Rio Preto foi anunciada como a…

% dias atrás

Dois filhos morrem no sul do Piauí a caminho do velório da mãe

Uma viagem de despedida acabou em tragédia na madrugada desta sexta-feira (11) no Sul do…

% dias atrás

4 cortes em camadas que rejuvenescem instantaneamente o visual

Cortes em camadas que rejuvenescem: descubra 4 estilos que trazem leveza e renovam o visual…

% dias atrás

4 segredos para manter o loiro iluminado por mais tempo

Loiro iluminado: veja como manter o brilho, evitar o amarelado e prolongar a cor com…

% dias atrás

Bolsonaro passa mal e é internado no RN com dores abdominais

Bolsonaro passa mal e é internado no Rio Grande do Norte com dores abdominais. Ex-presidente…

% dias atrás

This website uses cookies.