Colheita de soja e milho avançam no Oeste Baiano

A colheita da soja para a safra 2023/24 progrediu rapidamente nas últimas semanas, atingindo mais de 80% nas zonas produtivas do Oeste da Bahia, apesar de alguns períodos chuvosos. A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) indica rendimentos médios de 63 sacas por hectare, um desempenho considerado satisfatório para a região. Para o milho, cerca de 9% da safra já foi colhida, seguindo um padrão de produtividade estável.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Com a produção da safra passada em 9,637 milhões de toneladas de grãos, a Aiba estima uma diminuição de 7,9% para este ciclo, prevendo 8,876 milhões de toneladas. As expectativas para o término da colheita são para maio, com a previsão de que as condições climáticas favoráveis desta semana impulsionem a colheita para aproximadamente 1,6 milhão de hectares.

“Com 40% da área ainda pendente, aguardamos as próximas chuvas para confirmar as estimativas de produtividade”, relata Orestes Mandelli, do Conselho Técnico da Aiba. Para o milho, a redução na safra é mais acentuada, porém, a projeção de 170 sacas por hectare se mantém.

A equipe do Programa Fitossanitário da Aiba, ao visitar as lavouras entre fevereiro e março, avaliou mais de 100 amostras e notou condições fisiológicas e fitossanitárias favoráveis, contribuindo para as previsões otimistas da safra, como destaca Aloísio Júnior, gerente de Agronegócio da Aiba.

Com o Jornal A Tarde

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário