Bahia

Colheita da soja 2024/25 na Bahia começa com alta produtividade

A colheita da soja 2024/25 na Bahia começou com perspectivas otimistas para os produtores. Dos 2,1 milhões de hectares cultivados, cerca de 35 mil hectares já foram colhidos, o que representa 1,5% da área total. Além do avanço no campo, a safra reflete o uso de tecnologia avançada, boas práticas agrícolas e um forte monitoramento fitossanitário.

Expansão da área plantada e boas condições climáticas

De acordo com Moisés Schimdt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a colheita segue o ritmo do ano passado, mas deve ganhar intensidade nos próximos dias. Houve um aumento de 8% na área cultivada, tanto em lavouras de sequeiro quanto irrigadas.

“As condições climáticas estão mais favoráveis, e a produtividade média deve chegar a 67 sacas por hectare. Esse desempenho reflete o alto nível técnico dos produtores e o suporte especializado no campo”,

afirmou Schimdt.

A semeadura começou excepcionalmente entre 25 de setembro e 7 de outubro, autorizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para uma área de 111 mil hectares. O restante dos produtores iniciou o plantio em 8 de outubro, concluindo dentro do prazo regulatório, em 31 de dezembro.

Monitoramento fitossanitário fortalece a produção

A sanidade das lavouras tem sido um diferencial para a produção de soja na Bahia. Com um controle rigoroso, a Aiba, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e outras entidades garantem a eficiência no combate a doenças.

Desde a safra 2016/17, o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) vem sendo aplicado, com monitoramento constante e uso otimizado de fungicidas. Segundo Luiz Carlos Bergamaschi, vice-presidente da Aiba, não há registros de doenças nas lavouras até o momento, resultado de um trabalho conjunto eficaz.

O secretário de Agricultura da Bahia, Walisson Tum, reforça a importância da parceria entre o setor produtivo e o governo:

“A Bahia se destaca pela sanidade e inovação no cultivo da soja. O trabalho conjunto entre o Governo do Estado, Adab, Seagri e os produtores garante que nossa soja atenda aos padrões exigidos pelo mercado global”,

afirmou.

Para Cláudia Godoy, pesquisadora da Embrapa Soja, o monitoramento e o manejo integrado de pragas na Bahia são referência nacional. “Os produtores baianos se organizam bem e adotam rapidamente novas tecnologias, garantindo um controle fitossanitário eficaz”, destacou.

Apesar dos desafios climáticos, como El Niño e La Niña, a Bahia mantém altos índices de produtividade e qualidade. O controle sanitário rigoroso e a inovação no manejo consolidam o estado como referência na produção de soja no Brasil.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Cavalo mutilado em SP: tutor é investigado por maus-tratos

O cavalo mutilado em Bananal (SP) teve a morte registrada como resultado de maus-tratos, conforme…

% dias atrás

Bahia x Ceará na Copa do Nordeste: clássico decide vaga na final nesta quarta

Bahia x Ceará na Copa do Nordeste: clássico decide vaga na final nesta quarta

% dias atrás

Homem é esfaqueado durante cavalgada em Santana; caso tem versões contraditórias

Um homem esfaqueado em Santana mobilizou a Polícia Militar na madrugada desta segunda-feira (18). O…

% dias atrás

Maus-tratos em Bananal: cavalo tem patas cortadas durante cavalgada

A Polícia Civil investiga maus-tratos a um cavalo em Bananal (SP) após denúncias de mutilação…

% dias atrás

Poste no meio da BR-030 causa risco a motoristas no Oeste da Bahia

Um poste no meio da BR-030, no trecho entre os municípios de Cocos e Feira…

% dias atrás

Crime em Formosa do Rio Preto repercute na imprensa da Bahia

O crime em Formosa do Rio Preto, no oeste do estado, chamou a atenção, com…

% dias atrás

This website uses cookies.