A maior esperança dos brasileiros para o ano de 2023 é conseguir guardar dinheiro. Pesquisa realizada pelo Instituto Travessia mostrou que o desejo de poupar é comum a 45% dos mil entrevistados de todo o país, com idade acima de 16 anos, ouvidos para o estudo.
A população também segue esperançosa com o fim da pandemia (44%), a chance de conseguir um emprego melhor (42%), a oportunidade de consumir mais (8%) e a sorte de acertar os números da Mega Sena (7%).
Na avaliação do Instituto Travessia, os resultados refletem a realidade vivida pela população durante o agravamento da crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19, quando muitos se viram sem reserva de emergência no momento em que perderam o emprego ou fecharam o próprio negócio.
Isso também justifica as próprias escolhas apresentadas na pesquisa: com exceção da esperança pelo fim da pandemia, as demais estão relacionadas ao aspecto econômico e financeiro.
Dificuldades para poupar
Outro estudo, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), identificou que a maioria dos brasileiros (69%) tem dificuldades para guardar dinheiro no final do mês. Considerando o contexto econômico de inflação alta, juros elevados e aumento da inadimplência, poupar tornou-se uma tarefa ainda mais difícil.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, ficou em 5,77% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a taxa básica de juros Selic está fixada em 13,75% ao ano. Conforme a Serasa, o total de inadimplentes no país chegou a 69,4 milhões.
Apesar da conjuntura econômica, os educadores financeiros afirmam ser possível começar a guardar dinheiro. Para isso, é preciso definir algumas estratégias e segui-las à risca.
Passo a passo para guardar dinheiro
A primeira orientação da mestre em Educação Financeira, Cíntia Sena, para quem deseja começar a guardar dinheiro é não esperar sobrar uma quantia no final do mês. Segundo ela, é preciso reservar um valor mensal, mesmo que pequeno, para ser guardado. A especialista explica que se não houver essa antecipação, dificilmente será possível poupar.
A segunda estratégia é saber qual é o valor possível de ser guardado. Para isso, é necessário conhecer os ganhos e os gastos que se tem. Uma dica é colocar tudo no papel – ou na tela do computador, ou celular – para conseguir visualizar as informações.
De acordo com a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), a partir disso, é possível compreender quais são os gastos essenciais e quais são os supérfluos. Para conseguir poupar, é aconselhável cortar temporariamente o que é considerado não essencial.
Também é necessário avaliar a possibilidade de reduzir as despesas essenciais: diminuir o tempo no banho, desligar o chuveiro nos dias de calor e não deixar a luz acesa em cômodos vazios são formas de economizar na conta de luz. Aproveitar ofertas e substituir marcas são estratégias para reduzir os custos com o supermercado. Por fim, pagar à vista é uma maneira de negociar descontos, por exemplo.
O educador financeiro Rafaell Martins explica que, ao contrário do que muitos pensam, a educação financeira não é matemática. Trata-se de uma ciência humana baseada em comportamentos para a realização de escolhas conscientes em relação ao dinheiro.
Como fazer o dinheiro guardado render
Mesmo que a quantia guardada mensalmente seja considerada pequena, dá para fazê-la render. Para isso, a orientação é começar a investir. Com apenas R$ 50, é possível realizar investimentos em renda fixa e, também, na renda variável.
No primeiro caso, há opções de títulos públicos do Tesouro Direto e Certificados de Depósito Bancário (CDBs). Na segunda modalidade há uma lista de ações, que incluem empresas como Embraer (EMBR3), Energias do Brasil (ENBR3), Gol Linhas Aéreas (GOLL4), Itaú Unibanco (ITUB4), Petrobras (PETR4) e Transmissão Paulista (TRPL4).
Também há alternativas de fundos de investimento imobiliário (FIIs), como Átrio Reit Recebíveis Imobiliários (ARRI11), Brazilian Graveyard Death Care (CARE11), BTG Pactual Crédito Imobiliário (BTCI11), Guardian Logística (GALG11), Maxi Renda (MXRF11), entre outros.
No entanto, o preço não deve ser o único aspecto considerado na hora de investir. Antes de aplicar o dinheiro guardado, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) recomenda conhecer os produtos financeiros e compreender o próprio perfil como investidor.
É preciso saber a rentabilidade, a liquidez, a segurança e a dinâmica da operação antes de escolher onde investir. Também é necessário entender se o investidor é conservador, moderado ou arrojado, para assegurar que o investimento realizado esteja alinhado com os seus objetivos e interesses.