Compliance é estratégico para empresas de logística

Uma pesquisa realizada pela Fundação Tide Setubal em parceria com o Instituto Sivis, divulgada no segundo semestre de 2022, mostrou, entre outros pontos, que ter um programa de compliance eficiente e estabelecer práticas de governança, social e ambiental (ESG) são os pilares das organizações modernas e que querem crescer com sustentabilidade.

A pesquisa ouviu 417 empresários brasileiros de todas as regiões do país, 62% deles consideram o compliance e as práticas anticorrupção como as mais importantes de ESG. Empresárias veem o tema com mais importância que os homens: 85,1% contra 72%. A maioria dos pesquisados (74,2%) acredita que práticas ESG são um tema de alta importância para as empresas. Na comparação entre empresários jovens e idosos, há um contingente maior de idosos que considera o tema relevante: são 83,1%. Entre os jovens, esse número cai para 70%. 

O setor de Logística é um dos que mais cresce no Brasil e deve apostar em práticas de governança e compliance. Segundo a pesquisa da Transparency Market Research, o mercado de logística mundial atingirá US$ 15.273 bi até 2027, com movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias. Especialistas da área afirmam que as empresas que investirem nessas práticas de governança tendem a se destacar. 

A compliance officer da Prestex, Elizabete Loz, explica que uma operação logística envolve uma série de questões burocráticas que precisam ser seguidas de forma ágil, transparente e assertiva para que a empresa funcione em conformidade com as leis e suas próprias diretrizes. “Os relacionamentos precisam ser éticos e de confiança para que sejam sustentáveis. Um modelo de compliance bem definido, com um código de ética e conduta implementado com o engajamento de toda a equipe, aumenta a competitividade da cadeia de suprimentos (supply chain), protegendo a empresa, clientes e parceiros de possíveis riscos”, destacou Elizabete Loz.

A especialista também alerta sobre a importância de um canal de escuta totalmente isento e direcionado a colaboradores, clientes e fornecedores. “Este canal de escuta deve ser gerenciado por uma empresa terceirizada, garantindo credibilidade ao sistema e segurança a todos que forem utilizar a ferramenta, orienta Elizabete Loz, da Prestex, empresa de logística emergencial de cargas aéreas, com atuação nacional, e que recentemente lançou seu programa de compliance com um Código de Ética e Conduta.  

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realizou uma pesquisa especificamente sobre compliance – “Panorama dos Programas de Compliance em Empresas de Capital Fechado”  que aponta que 35,6% das empresas no Brasil possuem uma área exclusiva de compliance ou, pelo menos, um profissional responsável por cuidar dessa área. 

DINO

Publicado por
DINO

POSTAGENS RECENTES

Polícia prende três homens acusados de roubo em Luís Eduardo Magalhães

Polícia Militar da Bahia, prendeu no início da noite de quinta-feira (8), três homens acusados…

% dias atrás

Sete homens morrem durante troca de tiros com policiais no Sul da Bahia

O combate das forças policiais ao tráfico de drogas terminou com a morte de sete…

% dias atrás

Governador da Bahia entrega obras em Buritirama

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugurou nesta quinta-feira (8), em Buritirama, no oeste do estado,…

% dias atrás

Leão XIV é eleito Papa: conheça o primeiro pontífice dos EUA

O novo papa foi escolhido. O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, assumirá a…

% dias atrás

Novo papa é escolhido no Vaticano; americano é eleito

O americano Robert Francis Prevost foi anunciado como novo papa. O nome do Prevost, de…

% dias atrás

Mulher é presa com 17 kg de droga em Luís Eduardo Magalhães

Polícia Militar da Bahia, prende em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, mulher de 26 anos,…

% dias atrás

This website uses cookies.