O concurso da Polícia Civil da Bahia foi oficialmente autorizado nesta terça-feira (4) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Serão 750 vagas distribuídas entre investigadores, escrivães e delegados, reforçando o quadro da segurança pública estadual.
De acordo com o anúncio, feito durante coletiva no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, as oportunidades serão divididas da seguinte forma: 500 para investigadores, 150 para escrivães e 100 para delegados. O edital deve ser publicado em breve no Diário Oficial do Estado (DOE), com detalhes sobre inscrições e etapas do certame.
Governador anuncia ampliação do efetivo policial
O concurso integra o pacote de medidas voltadas ao fortalecimento da segurança pública na Bahia. Em janeiro deste ano, o governador sancionou uma lei criando 2.397 novos cargos na corporação, sendo 500 para delegados, 437 para escrivães e 1.460 para investigadores.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, o curso de formação dos aprovados deve começar no início de 2026, com a nova Academia de Polícia Civil (Acadepol). “A gente espera iniciar a formação até o começo do ano que vem, logo após a escolha da banca”, destacou Werner.
Convocações para PM e Bombeiros também foram anunciadas
Além da autorização do concurso da Polícia Civil, o governo confirmou a convocação de 126 novos aprovados dos certames anteriores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Serão 85 novos PMs e 41 bombeiros militares, que se somam aos 2 mil policiais militares que estarão em atividade até dezembro.
Durante o discurso, Jerônimo Rodrigues afirmou que novos concursos para formação de soldados da PM também estão em estudo, reforçando o compromisso com o aumento do efetivo de segurança em todo o estado.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

