Bahia

Congresso celebra 200 anos de Independência da Bahia

O Congresso Nacional fez sessão solene na última quarta-feira (5), para celebrar a passagem dos 200 anos do 2 de Julho, data em que se comemora a Independência da Bahia (também chamada Independência do Brasil na Bahia).

A sessão, que ocorrerá no Plenário da Câmara, será promovida por iniciativa dos senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), do deputado Bacelar (PV-BA) e das deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Lídice da Mata (PSB-BA) e Rogéria Santos (Republicanos-BA).

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Em 7 de setembro de 1822 foi proclamada formalmente a independência do Brasil do domínio português. A conquista da independência plena, porém, demandou lutas em diversas localidades onde era grande a presença de tropas da Coroa lusitana e os portugueses resistiam contra a libertação.

No Nordeste brasileiro, a ausência quase total de um exército estruturado e treinado, somada à forte presença de tropas coloniais, obrigou a população a tomar para si a tarefa de consolidar a independência e expulsar do território nacional as guarnições portuguesas.

As batalhas contra as tropas lusitanas ocorreram no Pará, no Piauí, na Paraíba e principalmente na Bahia, onde vasto contingente de forças lusitanas, sob o comando do general Madeira de Melo, resistia à independência proclamada em 7 de setembro de 1822.

O povo baiano levantou-se em armas contra o colonizador e travou batalhas para expulsar definitivamente as tropas da Coroa e consolidar a independência do Brasil. As lutas contra as forças coloniais duraram quase um ano e só terminaram em 2 de julho de 1823, quando os portugueses foram expulsos da Bahia e a independência do Brasil consolidou-se em definitivo.

“Verdadeiros heróis do povo destacaram-se nesta luta, entre eles Luiz Lopes, João das Botas, Joana Angélica e Maria Quitéria de Jesus, exemplar guerreira que, somente em 28 de julho de 1996, teve seu papel reconhecido e passou a ser considerada ‘Patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro’. O Dois de Julho tem, portanto, significado precioso para o povo baiano. É a data da libertação da Bahia. É a data em que os baianos reverenciam seus heróis, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da Pátria”,

conclui Alice Portugal no requerimento da sessão.

Fonte: Agência Senado

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Divulgada programação oficial da vaquejada de Formosa do Rio Preto 2025

Confira a grade de atrações musicais da 39ª Vaquejada de Formosa do Rio Preto, na…

% dias atrás

Ana Paula Arósio retorna à TV Globo após 15 anos afastada

Após 15 anos afastada da televisão, Ana Paula Arósio está de volta à TV Globo.…

% dias atrás

Tiroteio em Salvador deixa um morto e policial ferido

Um intenso tiroteio em Patamares, bairro de Salvador, registrado na manhã desta sexta-feira (9), deixou…

% dias atrás

Polícia prende três homens acusados de roubo em Luís Eduardo Magalhães

Polícia Militar da Bahia, prendeu no início da noite de quinta-feira (8), três homens acusados…

% dias atrás

Sete homens morrem durante troca de tiros com policiais no Sul da Bahia

O combate das forças policiais ao tráfico de drogas terminou com a morte de sete…

% dias atrás

Governador da Bahia entrega obras em Buritirama

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugurou nesta quinta-feira (8), em Buritirama, no oeste do estado,…

% dias atrás

This website uses cookies.