Bahia

Conselho Estadual do Meio Ambiente aprova plano de manejo da Bacia do Rio de Janeiro, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram) aprovou o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio de Janeiro, localizada nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A decisão foi tomada em sessão ordinária do colegiado, realizada na última sexta-feira (27), de maneira remota, após discussão e votação. Coordenado pelo Inema, o plano agora segue para publicação em Diário Oficial pelo Governo do Estado.

Para a secretária estadual do Meio Ambiente (Sema), Márcia Telles, a provação do Plano de Manejo da APA Bacia do Rio de Janeiro é de grande relevância para o Estado da Bahia, no sentido de fortalecer ainda mais a gestão das Unidades de Conservação. “É o resultado de um esforço conjunto da Sema e do Inema, com destaque para a participação social na sua elaboração, consolidando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão ambiental do Estado”, destacou Telles.

A sessão de aprovação do Plano de Manejo foi presidida pela coordenadora da Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais da Sema (Secex), Mariana Mascarenhas, que ressaltou a aprovação como fundamental para a gestão dessas Unidades de Conservação (UC). “É um instrumento de gestão e ordenamento territorial previsto na legislação, que estabelece normas, permissões e restrições para atividades realizadas dentro de uma UC, além de regras para uso sustentável dos recursos naturais”, destacou Mascarenhas.

O Plano de Manejo foi resultado de um Acordo de Cooperação Técnica – ACT nº 10/2015, entre a Sema, Inema e o Instituto da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia – IAIBA, com o objetivo de mútua cooperação técnica entre as partes para elaboração do Plano de Manejo e formação do Conselho Gestor da APA.

A abordagem participativa no processo de elaboração do plano, por meio da realização de reuniões e oficinas técnicas, proporcionou resultados que subsidiaram a produção dos conteúdos apresentados nas etapas de diagnóstico e de planejamento. Procurou-se ainda envolver os membros do Conselho Gestor da APA,. A iniciativa objetivou promover o engajamento dos diferentes atores atuantes na área da unidade e sensibilizar os mesmos com relação à promoção do uso sustentável dos recursos naturais existentes.

Durante a elaboração do Plano foi realizada a compilação de informações temáticas disponíveis para a área da unidade de conservação e geradas outras informações primárias pela equipe técnica da consultora contratada, caso dos levantamentos biológicos e socioeconômicos, que, em conjunto, possibilitaram a obtenção do cenário atual desta unidade. O estudo atendeu as diretrizes estabelecidas no Plano de Trabalho e no Termo de Referência elaborado pelo Inema.

Plano de Manejo

Previsto no Sistema Nacional de Unidades de Conservação e na Lei Estadual nº 10.431/2006, é um instrumento essencial para a gestão, pois estabelece estratégias para que a Unidade de Conservação (UC) possa alcançar seus objetivos de criação, bem como define o ordenamento territorial e normas para disciplinar as atividades realizadas dentro de uma UC. Para a sua elaboração, são considerados vários fatores, como o diagnóstico físico, biótico e antrópico, ou seja, as condições naturais do lugar interligadas às dinâmicas sociais.

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Suspeitos de envolvimento na morte do filho de ex-secretário de Barreiras são presos

A Polícia Civil de Barreiras, na Bahia, prendeu nesta quarta-feira (16) dois homens suspeitos de…

% dias atrás

Caçador morre ao recusar atendimento após picada de cascavel

Um caçador identificado como Manoel Pereira de Souza, de 43 anos, morreu após sofrer uma…

% dias atrás

Fazenda no Oeste da Bahia é vendida por mais de R$ 140 milhões

Uma transação milionária movimentou o mercado de terras no Oeste da Bahia, com a venda…

% dias atrás

Ufob lamenta morte de estudantes da UFPA em acidente em Goiás

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) lamentou, nesta quarta-feira (16), a morte de…

% dias atrás

Homem foge durante julgamento por homicídio no Oeste da Bahia

Fuga durante julgamento na Bahia causou perplexidade no fórum de Baianópolis, no oeste da Bahia,…

% dias atrás

Carreta tomba na BR-135 em Formosa do Rio Preto

Um acidente envolvendo uma carreta interditou parcialmente a BR-135, em Formosa do Rio Preto, no…

% dias atrás

This website uses cookies.