Construções em aço galvanizado protegem contra enchentes

Que as enchentes e as inundações são recorrentes no Brasil, não é novidade para ninguém. Todos os anos em períodos mais chuvosos ocorrem desastres e tragédias nos quatro cantos do país. Só nos últimos 16 meses, o Brasil registrou os maiores volumes de chuva da história em apenas 24 horas. Existem hoje, no Brasil, aproximadamente 40 mil áreas de risco, onde vivem mais de 10 milhões de brasileiros, segundo o Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais; esse número equivale às populações de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Manaus somadas. 

No entanto, tecnologias da construção civil comprovaram ser promissoras e eficientes  na redução de danos em enchentes. Procedimentos utilizados nos perfis de aço galvanizado são executados na construção a seco e no steel framing, permitindo uma construção sustentável, beneficiando toda a cadeia que compõe uma obra; desde o arquiteto ao consumidor final. Além de possuir excelentes propriedades para resistir a inundações e umidade extrema.

“A exposição à umidade constante, acelera a corrosão do aço, mas o aço galvanizado resiste aos seus efeitos graças ao revestimento de zinco, que protege o metal base mesmo na presença de desgaste no filme de revestimento. Construções feitas com aços galvanizados são efetivamente resistentes à corrosão, pois o aço não absorve água. Com isso, ele pode proteger e resistir às inundações que são frequentes no Brasil, garantindo que aquela moradia ou empresa não sofra danos severos e tenha uma útil mais duradoura”, afirma André Luiz Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina.

Diferentemente de construções em madeira, ou em alvenaria, que sofrem danos significativos, pois ao absorver água, a madeira e outros materiais podem apodrecer e enfraquecer; quando uma obra é estruturada com o aço galvanizado não é necessário substituir os componentes da estrutura. O metal não absorve umidade, portanto não é danificado ou enfraquecido. Mesmo após uma inundação, os componentes de aço galvanizado mantêm suas características estruturais, pois o processo de corrosão termina quando seca.

“Escolher o aço galvanizado, principalmente em projetos que estarão expostos às enchentes e à umidade constante, é uma escolha inteligente e econômica. É um material totalmente resistente à corrosão que não perde suas características estruturais quando exposto à umidade, requer pouco trabalho na execução e pouco tempo de reabilitação após catástrofes”, reitera André.

DINO

Publicado por
DINO

POSTAGENS RECENTES

Motorista morre após carreta tombar na BA-026 no sudoeste baiano

Motorista morreu na manhã desta quinta-feira (17) após perder o controle da carreta que dirigia…

% dias atrás

Bahia pode ter nova santa com beatificação de Maria Milza

Bahia pode ganhar uma nova santa, com o início do processo de beatificação de Maria…

% dias atrás

Davi Brito, ex-BBB, é parado na Lei Seca e levado à delegacia em Salvador

O campeão do BBB 24, Davi Brito, foi parado durante uma blitz da Lei Seca,…

% dias atrás

Feira da Páscoa tem cultura e sabores em Formosa do Rio Preto

Em meio ao clima tranquilo da noite de terça-feira (15), a Feira da Páscoa em…

% dias atrás

Ex-esposas de Cauã Reymond reagem após polêmica em “Vale Tudo”

A polêmica envolvendo o comportamento de Cauã Reymond nos bastidores da novela Vale Tudo gerou…

% dias atrás

Bancos fecham no feriadão de abril 2025: veja o que funciona

Bancos estarão fechados no dia 18, seguirão sem funcionamento no fim de semana (19 e…

% dias atrás

This website uses cookies.