Pacientes que foram atendidos por um médico de uma clínica particular em Formosa do Rio Preto na Bahia no último dia 8, estão sendo monitorados pela Vigilância Sanitária-VISA do município, depois que o resultado de exame do profissional foi considerado inconclusivo.
VEJA TAMBÉM:
- Barreiras: número de casos suspeitos da covid-19 dobra em 24 horas e 3 casos são confirmados
- Com aumento de casos da covid-19 na região, uso de máscara passa ser obrigatório em Formosa do Rio Preto
O médico testou positivo em um teste rápido e negativo em RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), no caso, o mais seguro para detecção do vírus.
O profissional é residente na cidade de Corrente (PI), que tinha até a noite de ontem 14 casos com resultado positivo para o novo coronavírus. Ele teve contato com casos confirmados no Sul do Piauí.
A Vigilância Sanitária então solicitou da clínica particular a lista de todos os pacientes, que foram orientados a ficar em isolamento pelo período de incubação do vírus, avisando a VISA de qualquer sintoma gripal. Informação não oficial que chegou ao Portal do Cerrado, é que mais de 20 pacientes foram atendidos naquela data.
Agora o profissional está aguardando prazo adequado, de acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, para realização de coleta de contraprova.