Foto: Antônio Cruz | Agência Brasil
O governo federal lançou o Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho, facilitando o acesso ao crédito consignado para empregados formais (CLT) e reduzindo os juros cobrados nesse tipo de empréstimo. A nova medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada no Diário Oficial da União e precisa ser aprovada pelo Congresso em até quatro meses para se tornar uma lei permanente.
O programa destina-se a mais de 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo:
O crédito consignado será operado por mais de 80 bancos e instituições financeiras, que terão acesso aos dados dos trabalhadores por meio do e-Social, sistema eletrônico do governo que unifica informações trabalhistas e previdenciárias.
O programa entra em vigor em 21 de março, acessado através da Carteira de Trabalho Digital, disponível na internet e em aplicativos de celular. O processo funciona assim:
A partir de 6 de junho, os trabalhadores poderão migrar os seus empréstimos para instituições que exigem taxas de juros mais baixas. Além disso, aqueles que já possuem um consignado ativo poderão migrar para essa nova linha de crédito em até 120 dias.
De acordo com a Agência Brasil, atualmente, os juros do crédito consignado para trabalhadores privados chegam a 103% ao ano. Conforme apontam especialistas, com a nova medida, a taxa deve cair para cerca de 40% ao ano, aumentando significativamente o custo da dívida.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que, em quatro anos, aproximadamente 19 milhões de trabalhadores optarão pelo consignado CLT, movimentando R$ 120 bilhões em empréstimos.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Trio usado pelo cantor baiano Durval Lélys, pegou fogo em um trecho da BR-242, próximo…
Três pessoas morreram e 26 ficaram feridas em um grave acidente envolvendo uma carreta e…
Um carro pegou fogo no final da manhã desta segunda-feira (28), no trecho urbano da…
Cantora Joelma precisou ir para o Hospital Israelita Albert Einstein, em Goiânia, depois de fortes…
As agências bancárias estarão fechadas na quinta-feira, devido ao feriado nacional de 1º de Maio,…
Um apagão na Europa causa transtornos em vários países nesta segunda-feira (28). A queda de…
This website uses cookies.