Crise na saúde: Prefeito de Formosa do Rio Preto enfrenta novo revés com demissão de secretário

O prefeito de Formosa do Rio Preto, Manoel Afonso (PSD), enfrenta mais um revés em sua administração capenga ao aceitar a carta de demissão do Secretário de Saúde, João Rocha. Já nas primeiras horas da manhã, fontes já indicavam que Rocha havia entregue uma carta de desligamento. A saída dele agrava ainda mais a crise na saúde do município, que já sofre com problemas de gestão desde o início do terceiro mandato do prefeito Neo.

Esta será mais uma baixa na equipe de saúde de Afonso em quase quatro anos, refletindo o caos que se instalou no setor. Neo tem sido criticado por não demonstrar capacidade de gestão diante das dificuldades enfrentadas por centenas de moradores que dependem diretamente dos serviços públicos de saúde.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

A crise começou ainda na gestão do secretário anterior, Hildjane, agora um candidato a vereador pelo PSD, quando o declínio na qualidade dos serviços de saúde tornou evidente. Em janeiro de 2022, Hildjane foi substituído por João Rocha, que agora deixa o cargo, dizem fontes, devido à falta de condições para uma gestão eficaz, prejudicada pela administração centralizada de Neo e sua equipe, em especial sua esposa, Secretária de Governo e sua filha, Chefe de Gabinete.

Contudo, Rocha afirmou que um problema de saúde o impossibilitou de continuar a frente do cargo. Neo foi incapaz de aparecer para fazer o anúncio, que ocorreu em um vídeo com o João Rocha e a até então gestora do hospital.

Outro ponto de insatisfação na saúde atual é a direção do Hospital Municipal Dr. Altino Lemos Santiago. No início do governo, o cargo foi entregue a um morador de Santa Rita de Cássia, sem experiência, que acabou sendo exonerado após severas críticas da população diante da incompetência administrativa. Em seu lugar, Neo nomeou uma professora que até então coordenava o CRAS, mas também sem experiência na área da saúde, não trouxe melhorias para o hospital.

A sucessão de trocas e a falta de profissionais qualificados demonstram a fragilidade da gestão municipal de Manoel Afonso em todas as áreas, em especial na saúde.

Os reflexos da incompetência administrativa quem sente é a população de Formosa do Rio Preto e agora deve piorar. Fontes ouvidas pelo Portal do Cerrado indicam uma bomba se aproximando.

Neo já enfrentou outros problemas no secretariado. Batalha, um apoiador de última hora, decidiu entregar o cargo no início de 2022. Antes, em outubro de 2021, a Secretaria de Meio Ambiente passou por mudanças, além de trocas na Secretaria de Assistência Social e também na Secretaria de Educação, ambas ligadas diretamente ao seio familiar do prefeito.

cidade
Comentários (1)
Adicionar Comentário
  • IRONIA QUIETA

    Rapaz. Esse jornaleco não cansa. Faz de tudo pra suscitar a já perdida empreitada de Bira desfazendo da gestão atual. Quem de fora vê essa notícia pensa que Formosa está um caus. Mas tudo isso é a imparcialidade e profissionalismo que falta desses jornal, que mais deveria ser Portal de Bira, do que do Cerrado. Notícias são as de fora, quando se trata de Formosa, se torna um ataque a gestão. Tudo isso porque Bira já está caminhando para a 3 derrota, mas o jornaleco não aguenta.
    Em qualquer lugar, qualquer empresa, qualquer órgão público funcionários deixam seus cargos, pedem demissão, pede remoção.
    Agora fantasiar que só porque Dr Rochinha pediu demissão é sinal que tudo está mal já é um exagero.
    Espero aqui, sabe lá se ainda teem forças os “eleitores” de Bira vir defender e falar que Formosa está um caus. Pode falar. Ou até mesmo o jornaleco se defender. Não passará de dor de cotovelo e entendo. 3 vezes é doloroso.