Curso de Pedagogia supera os 800 mil matriculados no país

Estudos apontam o aumento do interesse pelo curso de Pedagogia junto às organizações de ensino superior. Nos últimos anos, o grande interesse de estudantes do ensino médio por Pedagogia, em razão do amplo espectro de oportunidades no mercado de trabalho, fez com que o curso entrasse no radar das universidades. 

Segundo o Censo da Educação Superior de 2020, realizado pelo MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), a Pedagogia foi o curso superior com maior número de matriculados, atingindo naquele ano número superior a 816 mil estudantes, colocando se à frente dos matriculados nos cursos de Direito e Administração.  

A pedagogia está entre as áreas com maior empregabilidade no Brasil e, longe de ser a profissão restrita à sala de aula, tem proporcionado cada vez mais oportunidades para profissionais se destacarem em vários setores. Desde a formação para o trabalho em sala da aula, no ensino fundamental e médio com responsabilidade pela implementação, avaliação e coordenação de projetos pedagógicos, até a opção por trabalhos como consultoria, assessoria, produção de cursos à distância, gestão de escolas, hospitais, bibliotecas, museus, órgãos públicos ligados à educação, e treinamentos em empresas, entre outros.  

“Neste ano de 2023, pós-pandemia, notamos grande interesse de novos alunos pelo curso de pedagogia”, admite o professor André Christian Dalpicolo, coordenador do curso de Pedagogia e RH do Centro Universitário Paulistana (UniPaulistana).  

Para o mestre, a procura se justifica pela oportunidade e empregabilidade oferecidas pelo mercado de trabalho. Ele lembra que, uma pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) mostra que em 2040 o Brasil terá falta de 235 mil professores de educação básica e completou: “Diferente de outras profissões, o pedagogo passou a ter espaço para uma série de atividades e cargos dentro de empresas de diferentes ramos da economia, o que ampliou a oferta de emprego”, disse André Dalpicolo.  

DINO

POSTAGENS RECENTES

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

Morte de D’Angelo: ícone do neo-soul morre aos 51 anos em Nova York

% dias atrás

PF aborda deputado Dal Barreto em aeroporto de Salvador e apreende celular

Polícia Federal aborda o deputado Dal Barreto (União Brasil) no aeroporto de Salvador, na Bahia…

% dias atrás

Vídeos; moradores relatam prejuízos após tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães

Moradores relatam prejuízos após terremoto em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; Tremor de terra foi…

% dias atrás

Tremor de terra em Luís Eduardo Magalhães é sentido em Taguatinga (TO)

Terremoto em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, é sentido em Taguatinga, já no…

% dias atrás

Clima em Formosa do Rio Preto: Inmet prevê chuva e trovoadas nesta terça (14)

O clima em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, deve mudar ao longo…

% dias atrás

Dupla é presa horas após praticar homicídio em Xique-Xique

Polícia Civil prende dois homens acusado de homicídio em Xique-Xique, na Bahia

% dias atrás

This website uses cookies.