Fábio Cordeiro vence Formosa Run em Formosa do Rio Preto - Foto: Danilo Cordeiro
Quem acordou cedo para acompanhar a primeira corrida de rua de Formosa do Rio Preto, na Bahia, presenciou uma cena carregada de orgulho: a vitória de Fábio Rodrigues, filho da terra e exemplo de superação de vida, na primeira edição da Formosa Run. Ele chegou a cidade para participar especialmente da corrida, que reuniu mais de 170 atletas em várias categorias.
Nascido em Formosa do Rio Preto, Fábio começou a correr ainda na primeira adolescência pelas ruas da cidade. Mais tarde, com todas as limitações, onde o grande capital financeiro não é redistribuído em oportunidades, mudou-se para o Mato Grosso, onde se formou em Educação Física e continuou a competir em provas nacionais.
Em 2024, o atleta ganhou projeção ao correr no pelotão de elite da tradicional Corrida de São Silvestre, em São Paulo e ficar entre os 9 melhores colocados entre atletas brasileiros e a 15ª colocação geral. Agora, de volta à cidade natal, ele escreveu um capítulo especial na primeira edição do Formosa Run. O evento, organizado pela loja Cido Bike, pode se tornar um dos mais importantes do Oeste baiano. Cido, também é o organizador do Desafio Mountain Bike, também em Formosa do Rio Preto.
Com foco, disciplina e determinação, Fábio transformou desafios em conquistas. Sua vitória na terra em que nasceu, orgulhou familiares, amigos e moradores que acompanharam cada passo e foi `tietado`.
Mais do que um título, o feito de Fábio é inspiração para centenas de jovens formosenses que sonham com o esporte. Sua trajetória prova que, com persistência, é possível transformar sonhos em realidade.
O sucesso da primeira edição da Formosa Run revelou que o esporte tem espaço e potencial em Formosa do Rio Preto. No entanto, também deixou claro a necessidade de maior envolvimento da população, que perdeu a oportunidade de transformar o evento em um verdadeiro momento de lazer às margens do Rio Preto, de confraternização comunitária e apoiar os 75 formosenses inscritos.
Apesar da ausência de uma mobilização mais ampla por parte da população, a prova contou com o incentivo de pessoas e empresas que acreditaram na ideia. Os apoios, ainda que pontuais, são fundamentais para tornar a competição possível e precisam ser reconhecidos.
A princípio, o setor do agronegócio, que detém grande parte da força econômica do município, tem papel decisivo a cumprir. Investimentos diretos, aliados a políticas públicas inclusivas, podem transformar o esporte local em um marco e abrir portas para novos talentos da cidade.
Por isso causa estranheza a ausência da prefeitura, que subiu a serra para outro evento a quase 100 quilômetros de distância. A seletividade como política pública direcionada não faz a cidade avançar, ainda mais quando se desprestigia a abertura do Campeonato de Veteranos.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Primavera 2025: Paisagismo em alta une flores, estilo e bem-estar na nova estação
Previsão do tempo para o Oeste da Bahia
Um acidente em Formosa do Rio Preto, na Bahia, deixou duas mulheres feridas na manhã…
Jovem de 18 anos é baleado no bairro Vila Nova em Barreiras, Bahia e tenta…
Idoso de 62 anos é esfaqueado em tentativa de homicídio pelo suposto companheiro em Luís…
Motociclista sem identificação morre durante acidente na BR-242 em Barreiras, na Bahia.
This website uses cookies.