Bahia

Dados da Fiscalização Preventiva Integraga -FPI subsidiam elaboração de dossiê sobre uso de agrotóxicos na Bahia

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizadas na Bahia serão utilizados na construção de um dossiê que apresentará o cenário da produção, transporte, armazenamento e utilização dos agrotóxicos no estado. O documento está sendo elaborado pelo Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FBCA) e deve ser concluído até o próximo mês de setembro. “Ele será um importante instrumento de denúncia dos impactos negativos causados por tais venenos na saúde humana, no meio ambiente e nos alimentos”, registra a coordenadora do Fórum, promotora de Justiça Luciana Khoury, ao destacar a sua preocupação com a possível aprovação do Projeto de Lei nº 6229/2002, que tramita na Câmara dos Deputados e propõe alterações na lei que regulamenta o uso dos agrotóxicos no Brasil.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Um número significativo de agrotóxicos banidos em países da União Europeia ainda são utilizados aqui, informa a promotora de Justiça. De acordo com ela, dos 50 agrotóxicos mais utilizados Brasil, 22 já são proibidos na Europa. O glifosato, por exemplo, é bastante usado no Brasil e acabou de ser banido na França por conta do seu potencial carcinogênico. Na Bahia, complemente Khoury, “a produção agrícola tem crescido bastante e consequentemente há um aumento no uso de agrotóxicos. Por isso, é necessário termos mais informações a respeito dos impactos causados na saúde e no meio ambiente.”

O Fórum Baiano foi criado em 2012 e tem na sua composição 38 entidades não governamentais, poder público, universidades, dentre outros atores.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Terceira edição da AgroFormosa movimenta quase R$ 130 milhões em volume de negócios

Sucesso é a palavra que define a avaliação dos organizadores sobre a AgroFormosa, que encerrou…

% dias atrás

Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto participa de evento nacional do cacau

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto, o advogado Hélio…

% dias atrás

Criança que caiu de cânion no RS é encontrada morta

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou, na noite de quinta-feira…

% dias atrás

“Lua do veado” aparece no céu de todo o Brasil; saiba o que é

O fenômeno denominado de "Lua cheia do veado" poderá ser visto em todo Brasil, nesta…

% dias atrás

Mulher morre após parto em Corrente e família denuncia negligência

A morte após parto em Corrente, no Sul do Piauí, está sendo investigada pela Polícia…

% dias atrás

Ultrapassagem proibida obriga carreta a se jogar no guard-rail em Goiás

Uma ultrapassagem proibida quase resultou em tragédia na BR-414, em Goiás, no final de abril.…

% dias atrás

This website uses cookies.