Mundo

Danone afirma que segue comprando soja no Brasil

Após rumores de que teria interrompido a compra de soja brasileira em favor de fornecedores asiáticos, a Danone rebateu e em nota oficial, disse que continua adquirindo soja do Brasil. A companhia negou a informação veiculada pela agência Reuters na semana passada, que havia reportado uma suposta mudança de fornecedores, motivada, em tese, pela nova lei antidesmatamento da União Europeia.

De acordo com o InfoMoney, a Danone reiterou que trabalha alinhada com as regulamentações, afirmando que continua comprometida com o cumprimento de todas as exigências. Sejam elas ambientais e de sustentabilidade.

A nova legislação da União Europeia exige que empresas compradoras de commodities, como soja, comprovem que seus produtos não são oriundos de áreas desmatadas. A regra visa reduzir o impacto ambiental de cadeias de fornecimento e evitar o financiamento indireto de desmatamentos. Grandes empresas como Nestlé e Unilever já estão adequando seus processos para atender a e nova regulamentação. A princípio, o descumprimento pode resultar em multas de até 20% do faturamento.

Reação da Aprosoja Brasil

A notícia repercutiu entre os produtores brasileiros, e a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) sugeriu um boicote por parte dos produtores brasileiros. Ainda de acordo com o Infomoney, a Aprosoja Brasil afirmou que

“não é de se duvidar que os produtores rurais brasileiros, cansados de serem injustamente apontados como vilões, comecem a ter motivos de sobra para colocar a Danone na lista de empresas a serem boicotadas”.

Nota Oficial da Danone

A Danone está há mais de 50 anos no Brasil e investe anualmente em ações que priorizam o apoio e o desenvolvimento de grandes e pequenos produtores locais, incentivando práticas mais sustentáveis em todos os elos da nossa cadeia de fornecimento.

Podemos confirmar que a informação veiculada não procede. A Danone continua comprando soja brasileira em conformidade com as regulamentações locais e internacionais.

A soja brasileira é um insumo essencial na cadeia de fornecimento da companhia no Brasil e continua sendo utilizada, sendo a aquisição da maior parte desse volume intermediada pela Central de Compras da Danone, incluindo processos que verificam sua origem de áreas não desmatadas e rastreabilidade.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Bebê baleado em Ibotirama é transferido para o Hospital do Oeste após ataque na feira livre

Bebê baleado em Ibotirama, na Bahia, é transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras,…

% dias atrás

Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal

Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.

% dias atrás

ACM Neto visita Barreiras e reúne lideranças políticas da Direita

ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia

% dias atrás

Homem é morto durante torneio de dominó em Buritirama

Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…

% dias atrás

Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews

Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto

% dias atrás

Morre aos 77 anos Estela Fernandes, mãe do cantor Saulo Fernandes

Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…

% dias atrás

This website uses cookies.