Das 10 principais cidades do agronegócio Bolsonaro foi mais votado em oito

da CNN Brasil

O agronegócio é um dos setores mais importantes para a economia brasileira, representando cerca de 27,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), referentes ao ano de 2021.

Pela representatividade econômica, acenos ao setor foram feitos durante todo o período eleitoral, que se encerrou no domingo (30), com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial, após superar no segundo turno o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Entre as 10 cidades com as maiores produções agroindustriais do país, o atual presidente conseguiu a maioria dos votos em 8, todas no Centro-Oeste do Brasil: Sorriso (MT), Sapezal (MT), Rio Verde (GO), Campo Novo do Parecis (MT), Diamantino (MT), Nova Ubiratã (MT), Nova Mutum (MT) e Querência (MT).

Enquanto isso, Lula venceu em dois municípios, localizados no Nordeste: São Desidério e Formosa do Rio Preto, ambos no Oeste da Bahia.

São Desidério, é o sexto município em produção agrícola e um dos maiores produtores de algodão do Brasil. O município registrou um valor de produção de R$ 6.393.017 em 2021, segundo o ranking elaborado pelo IBGE.

A população de São Desidério optou pelo candidato do PT, que obteve 13.807 votos (69.74%), enquanto Bolsonaro alcançou 5.990 (30.26%).

Formosa do Rio Preto, é o 2º maior produtor de soja do Brasil e o 1º maior produtor de soja do estado da Bahia. Município se destaca ainda pela produção de algodão e de milho. A cidade possui um valor de produção que totalizou R$ 5.531.199 e está em oitavo lugar.

O candidato à reeleição ficou com 4.247 votos (28.46%), enquanto o presidente eleito atingiu 10.674 votos (71.54%).

eleições 2022Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário