O senador amapaense Davi Alcolumbre (União Brasil) foi eleito, neste sábado (1º), como o novo presidente do Senado Federal para o biênio 2025-2027. Com 73 votos, ele confirmou seu amplo favoritismo e retorna ao cargo após ter presidido a Casa entre 2019 e 2021. Alcolumbre sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que permaneceu na presidência do Senado por quatro anos.
Apoio e disputa
A candidatura de Davi Alcolumbre contou com o apoio oficial de 10 partidos, além do respaldo do Governo Federal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Seus adversários na disputa foram os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos Pontes (PL-SP), ambos com 4 votos cada.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Durante a sessão, os senadores Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Marcos do Val (Podemos-ES) desistiram de suas candidaturas, consolidando ainda mais a vantagem de Alcolumbre.
Eleição da mesa diretora
Além da escolha do novo presidente, a sessão também definiu a nova mesa diretora do Senado para o período 2025-2027. Os senadores eleitos foram:
- Primeira-Vice-Presidência: Eduardo Gomes (PL-TO)
- Segunda-Vice-Presidência: Humberto Costa (PT-PE)
- Primeira-Secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB)
- Segunda-Secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO)
- Terceira-Secretaria: Ana Paula Lobato (PDT-MA)
- Quarta-Secretaria: Laércio Oliveira (PP-SE)
Os suplentes eleitos para a Secretaria foram:
- Chico Rodrigues (PSB-RR)
- Mecias de Jesus (Republicanos-RR)
- Styvenson Valentim (PSDB-RN)
- Soraya Thronicke (Podemos-MS)
Retorno ao comando do Senado
Aos 47 anos, Davi Alcolumbre volta à presidência do Senado Federal, cargo que ocupou entre 2019 e 2021. Nos últimos dois anos, ele presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes da Casa.
A posse da nova mesa diretora ocorreu imediatamente após a votação, dando início ao novo período legislativo sob a liderança de Davi Alcolumbre.